Breaking News

Um pequeno recurso deixa o SkyDrive bem mais atraente


Ferramenta permite navegar, inspecionar e fazer o que quiser com arquivos sem ocupar espaço no disco do computador.

O SkyDrive no Windows 8.1 tem uma arma secreta que não foi muito comentada. Ela é bem interessante, e é daquelas coisas que aparentemente não mudam muita coisa, mas acabam alterando completamente a forma como você usa um serviço. E isso torna o SkyDrive bem mais atraente.

Se você instalar Dropbox ou até o Google Drive no seu desktop atualmente, você vai sincronizar toda a sua pasta para o seu disco, e, ao mesmo tempo, continuará com todos os arquivos lá sempre que eles estiverem sincronizados. Se você não tiver espaço o suficiente, você pode apagar alguma coisa que não estiver sincronizada na nuvem, ou então simplesmente parar de sincronizar. O SkyDrive tem uma solução diferente.

A Microsoft chama de “ingrediente secreto”. Basicamente, o SkyDrive faz os arquivos e pastas que você armazena na nuvem agirem como se estiverem armazenados lá, sem ocupar espaço no seu computador. Você pode navegar, inspecionar, fazer o que quiser, mesmo sem que o arquivo ocupe espaço no seu disco. Mas como?

O SkyDrive reúne metadados, informações de indexação e thumbnails dos seus arquivos e salva no seu computador. Isso significa, essencialmente, que mesmo que seu computador esteja armazenando apenas uma pequena fração dos dados da sua pasta do SkyDrive (os números da Microsoft para o preview do 8.1 falam em apenas 5% do conteúdo total), você pode ver todos os arquivos exatamente como você conseguiria caso eles estivessem armazenados localmente. Quer checar os metadados para saber quando um arquivo foi criado ou modificado, ou apenas ver sua pasta de fotos? Sem problema.

E ao ver as fotos você entende quão bacana é isso aqui. Assim que vi uma pasta cheia de imagens em alta resolução tiradas com DSLR, todas com miniaturas e dados de geolocalização e distribuídas cronologicamente, percebi como era interessante.

O recurso está ativado tanto no cliente de desktop quando no app da interface moderna, sendo que a última anteriormente precisava puxar dados da nuvem toda vez que fosse aberta. Agora, ela é preenchida a partir da sua unidade local, e pode funcionar como um ponto de acesso a todos os arquivos do seu computador.

Há uma função nas configurações do app do SkyDrive para mudar entre armazenar todos os arquivos na nuvem, ou armazenar localmente para uso offline. Se você clicar com o botão direito do mouse (ou selecionar na interface moderna) um arquivo individual, poderá escolher entre baixá-lo inteiro para uso offline, ou enviá-lo para nuvem para economizar espaço. Por padrão, novos usuários terão a função de economia de espaço ativadas, mas usuários antigos (qualquer um que já tenha o SkyDrive instalado) vai começar com isso desativado.

As pequenas coisas também foram bem pensadas. Arquivos que você cria no seu computador e salva diretamente no SkyDrive – um documento de texto para trabalho, ou quem sabe uma imagem – vão ser armazenados localmente independentemente de qual configuração você definiu. Então mesmo que seu SkyDrive esteja definido para manter seus arquivos disponíveis como metadados, este arquivo ficará inteiro no seu disco. Isso para evitar que pessoas salvem alguma coisa, mas, ao tentar acessar em um trem, por exemplo, não consigam encontrar o arquivo por falta de conexão à internet.

Os novos recursos só estarão disponíveis no Windows 8.1 para tablets e PCs e no Windows Phone. Então não, não vai ser possível usar no Windows 7. A Microsoft diz que está fazendo o melhor para oferecer boa experiência em outras plataformas, mas você não vai encontrar isso no OS X, iOS, Android ou em qualquer outro lugar sem apoio de Apple e Google para backend.





Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço