Breaking News

Falta de água revolta população de Itaituba

Água contaminada
Os moradores reclamam que a água que chega às residência não é de boa qualidade. Mesmo sendo banhada por um dos maiores rios do mundo, o Tapajós, a cidade de Itaituba, no Oeste do Pará, sofre com a falta d’água. Diariamente, centenas de famílias denunciam a precariedade no abastecimento de água em todo o Município. Quem precisa lavar roupas, tem como opção, apenas as águas do rio Tapajós.

A falta de água nas torneiras das famílias da cidade de Itaituba é uma realidade que está longe de se resolver.

De acordo com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), 8.250 clientes são atendidos com a água encanada no Município. Mas os dados representam menos de 1% da população da cidade. Além da pequena quantidade de moradores atendidos, a maioria deles ainda critica a qualidade do serviço. “Para lavar a roupa ainda utilizamos a água da rua, mas para o consumo doméstico, tem que ser do poço”, conta uma moradora.

A população reclama que a água que chega às residência não é de boa qualidade. Em Itaituba, segundo a Companhia, há mais de 8 mil clientes atendidos com a água encanada na zona urbana.

Um novo reservatório da Cosanpa chegou a ser construído em Itaituba, mas as obras não foram concluídas. O projeto foi iniciado em setembro de 2011 e está abandonado há quase 1 ano. Segundo a Cosanpa, as obras foram paralisadas devido à desistência da construtora responsável.

A companhia informou, ainda, que os serviços para conclusão do local devem ser retomados ainda em 2013.

A comerciante Gildete Sá é dona de um restaurante que fica localizado na mesma rua da estação de tratamento de água de Itaituba. Mas ela reclama que a água que chega às torneiras não é adequada. “É muito suja. Até para lavar roupa é ruim. A água é amarela. Só serve mesmo para lavar a louça e mal”.

A prefeita Eliene Nunes pouco caso faz para resolver essa situação, prefere jogar a culpa no governo do Estado. Enquanto isso, quem sofre é a população que fica com a saúde correndo perigo.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço