Breaking News

SMT E ACES AVANÇAM NAS DISCUSSÕES SOBRE O TRÁFEGO DE CARRETAS

Entidades representativas da classe produtiva, SMT, Câmara de Vereadores e sociedade civil organizada reuniram-se na noite de ontem, 25, na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), para discutir os estudos preliminares sobre o tráfego de veículos pesados na área urbana de Santarém, com o objetivo de realizar possíveis adequações. Ficou definido que as carretas do tipo bi-trem só poderão circular na área restrita da Avenida Cuiabá até a zona portuária da Companhia Docas do Pará. 

Na área central, considerada como zona norte, também houve consenso parcial. As carretas com capacidade superior a 14 toneladas deverão ficar proibidas de circular pela proposta da ACES em um quadrante que vai da Avenida Mendonça Furtado, integrando a Rui Barbosa, até a altura da Travessa Benedito Magalhães, Avenida Tapajós, Avenida Imperador, até se encontrar com a Mendonça Furtado. A Secretaria defende, em um primeiro momento, que a restrição se estenda até a Avenida Cuiabá e Avenida Tapajós, incluindo o porto improvisado da Praça Tiradentes. A SMT defende, também, uma proposta mais abrangente em outras vias, incluindo a mudança de sentido de Ruas de mão dupla, passando a ser via de mão única. Ficou de ser aprimorada a ideia, em razão do alagamento durante a cheia, na Avenida Tapajós.

O presidente da ACES, Alberto Oliveira, aposta que a entidade e o poder público, via SMT, têm condições de juntos pacificar medidas de forma a não prejudicar a economia local. “Nossa preocupação era a de que não houvesse diálogo e fossem implementadas ações proibitivas. Hoje nós estamos convencidos de que o governo está aberto às discussões”, ponderou.

O representante da Comissão de Transporte da Câmara, vereador Rogélio Cebulisk, garante que as discussões estão acontecendo da melhor forma possível, tendo sempre prevalecido o entendimento, o diálogo e a compreensão, sempre havendo os recuos das partes, para que se avancem às discussões. “Nós apostamos na solução do caos que se instalou em Santarém, por conta das grandes carretas. A cidade vai ganhar bastante ao final das discussões” destacou Cebulisk.

A titular da SMT, Heloisa Almeida, anunciou que o prefeito Alexandre Von confirmou presença na próxima reunião, que ainda não tem data definida. Para a secretária, mesmo havendo divergências, houve avanços, em alguns pontos, indicando maior entendimento nos próximos encontros.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço