quarta-feira, 15 de junho de 2016

Robô inscreve candidatos em vagas automaticamente


Site de emprego cria robô que inscreve candidatos em vagas de acordo com seu perfil.

As novas tecnologias de comunicação apenas começam a mostrar a que vieram. Os Bots, como são conhecidos sistemas robotizados que varrem a Internet em busca de informação, já estão executando tarefas que facilitam a vida de seus usuários. Um exemplo é o do site Vagas Online, o maior site de emprego do país, com mais de 12 milhões de currículos e mais de 10.000 empresas cadastradas, que colocou a serviço de seus usuários um robô que inscreve o candidato toda vez que aparece uma oportunidade com seu perfil:
“Mesmo em momentos de crise econômica, as oportunidades sempre aparecem. No entanto, acompanhar sites de emprego a todo momento para enviar o currículo para vagas específicas nem sempre é tarefa fácil, uma vez que as pessoas têm outras atividades. O sistema que desenvolvemos avalia as competências do candidato, seus principais conhecimentos e habilidades e, a partir daí, passa a inscrevê-lo em toda vaga compatível com esse perfil. Dessa forma o candidato só se preocupa em responder contatos para eventuais entrevistas”, explica Erik Adami, Diretor do Vagas Online.
Com mais de 1.000 vagas publicadas todos os dias para empresas em todas as regiões do País, o Vagas Online acredita que a robotização desse processo facilita a vida tanto de candidatos quanto de empresas, uma vez que ainda há usuários de sites de emprego que desconhecem a melhor forma de alcançar uma oportunidade:
“Por incrível que pareça, mais de 70% das pessoas que cadastram seus currículos em sites de emprego e pagam para acessar vagas ignora a importância de se candidatar a oportunidades de seu interesse. Ou seja: a empresa divulga uma vaga que interessa ao candidato, mas ele não se cadastra na oportunidade, acreditando que a empresa vai encontrá-lo de qualquer forma. Isso não é verdade, pois a empresa sempre vai dar preferência aos candidatos que se cadastram nas vagas. Dessa forma, quando colocamos um robô para fazer essa atividade, garantimos que a empresa terá uma relação de todos os candidatos que atendem o perfil da vaga e os candidatos vão concorrer a todos os processos, independentemente de entrarem no site todos os dias”, explica Adami.
Aceleração de contratação – Para alguns profissionais que estão usando o Bots de emprego do site Vagas Online, o principal resultado tem sido a aceleração da contratação, uma vez que os candidatos são inscritos automaticamente em oportunidades todos os dias. Segundo um profissional de tecnologia da informação, que preferiu não se identificar pois estar empregado, enquanto alguns colegas seus precisaram de 6 a 7 meses para se recolocar, ele conseguiu uma nova oportunidade em dois meses:
“Com o Bots, as oportunidades chegam a todo momento e você já está inscrito nelas. Levei dois meses para me recolocar e decidi manter o serviço para avaliar novas oportunidades, que certamente vão surgir com a melhora do mercado. Acho que esse sistema é a modernidade, dá mais poder ao usuário e a quem procura emprego, pois as oportunidades que chegam podem ser acessadas inclusive via celular, até mesmo no trabalho”, explica o especialista em TI.
A importância de agir rápido quando aparece uma oportunidade pode ser explicada pelo fato de que as empresas, hoje em dia, atuam para encurtar os prazos de contratação, uma vez que demorar para contratar alguém vai significar perdas operacionais ou até o adiamento do lançamento de operações como inauguração de lojas ou operação de unidades industriais:
“Os prazos de contratação estão encurtando, daí porque as pessoas precisam se candidatar às vagas com mais rapidez. Há casos de vagas que ficam no ar apenas por um dia, uma vez que a empresa recolhe os candidatos inscritos e vai se dedicar a contratar o melhor profissional. Por isso, o bot do Vagas Online ajuda nesse processo, uma vez que a inscrição é rápida, automática e acontece momentos após a publicação da vaga”, comenta Adami.
Com tecnologia da Elancers, empresa líder no segmento de sistemas de recrutamento e seleção, o Vagas Online atende empresas em todos os segmentos, da aviação ao automobilismo, passando por indústrias, grupos de varejo, empresas de tecnologia e muito mais. Recentemente a Elancers promoveu uma parceria com a IBM, agregando a seus produtos sistemas de inteligência artificial que ajudam recrutadores a encontrar as melhores pessoas, com mais agilidade e eficiência. Essas inovações mostram que o uso de tecnologia no setor de contratação de pessoas está só começando e promete mudar o perfil do mercado.

Informação à imprensa
Mais informações pelos telefones (11) 3230-7172 ou (11) 9 7183-8789 com Armando Levy

Fonte: André Oliveira, Comunique
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores