Breaking News

Arraiá dos Pauxis será realizado nos dias 17 e 18 de junho em Óbidos

Este ano 12 escolas participam das apresentações na primeira noite do evento e cinco quadrilhas disputam premiação.

Na próxima sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de junho, a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT) realizará mais uma edição do Arraiá dos Pauxis, programação tradicional que visa divulgar a cultura e proporcionar uma opção de entretenimento a população Obidense. Este ano 12 escolas municipais participam das apresentações na primeira noite do evento que iniciará às 19h30m e no sábado, será realizada a disputa de quadrilhas juninas, com nomes tradicionais como Brincando São João e estreantes, como a Coração Junino.

Na manhã desta terça-feira, 14 de junho, foi realizado o sorteio da ordem das apresentações ficando definido que a primeira apresentação será da quadrilha Mistura Pauxis, seguida pela Explosão Obidense, Brincando de São João, Coração Junino e fechando a disputa a quadrilha Xique Xique. “O regulamento preceitua que hoje fosse realizado o sorteio da ordem de apresentações das quadrilhas juninas para o dia 18 de junho na Praça do Sesquicentenário. Este ano teremos a apresentação de 12 apresentações incluindo escolas do interior, como é o caso do Igarapé Açu e também Flexal e no sábado, a partir das 20h, iniciaremos pontualmente a disputa das quadrilhas sendo que cada quadrilha terá um tempo de 30 minutos para sua apresentação”, informou o secretário de Cultura e Turismo Sandro Silva.

Este ano a programação terá inicio às 19h30min, na Praça do Sesquicentenário e  participam da primeira noite do Arraiá dos Pauxis as Escolas: Centro Educacional Bom Pastor, Centro de Educação Infantil do Perpetuo Socorro, Escola Mestre Pacifico (Igarapé Açu), Escola Guilherme de Lopes Barros, Escola Dom Floriano Loewenau, Escola Inglês de Souza, Escola São Francisco, Escola Duque de Caxias, Escola Irmã Firmina, Escola Felipe Patroni, Escola José Tostes e Escolas do Flexal.

Já para a noite de sábado a abertura da programação será às 19h30min, porém o cronometro com o tempo regimental para o inicio da disputa será às 20h com a entrada da primeira quadrilha. Entre as cinco participantes está a quadrilha Coração Junino que estréia o Arraiá com uma temática baseada nas literaturas de cordel. “Esse é o nosso primeiro ano no festival, vamos contar uma estória de cordel que será o amor entre o espantalho e a filha do fazendeiro onde o espantalho ficou esquecido no milharal e os corvos tomaram de conta e a filha do fazendeiro vai lá cuidou dele e com isso ele ganha vida”, falou Miriam Sousa presidente da Quadrilha.

Pelo segundo ano a Quadrilha Xique Xique, da Comunidade do Flexal, irá participar do Festival e eles apostam nos quatro elementos da natureza para tentar conquistar o título. “Esse é o segundo ano da apresentação da Xique Xique, ano passado viemos na cara e na coragem sem ter nenhuma noção de como seria o festival e esse ano a gente vem defendendo o tema os quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Fogo e Água. Estamos a quatro anos na estrada como Xique Xique, este é o nosso segundo ano do festival e estamos com muita expectativa, esperamos que realmente o povo goste”, enfatizou o presidente da quadrilha Marlison da Silva.

A premiação para as quadrilhas será de R$ 2.000 (dois mil reais) divido entre as quatro primeiras colocadas além de troféu e certificado de participação. “Nós estamos passando por uma situação financeiramente delicada, é algo que não abrange somente Óbidos. É uma realidade nacional e apesar das dificuldades iremos manter o Festival e a premiação conforme realizamos nos anos anteriores e estamos ouvindo os coordenadores das quadrilhas juninas e buscando alternativas para manter o nosso Arraiá dos Pauxis”, finalizou Sandro Silva

Fonte: PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço