Breaking News

SEMAS realiza avaliação do PPCAD em municípios contemplados com título de Município Verdes‏‎

Em Óbidos a programação será realizada nos dias 13 e 14 de junho no auditório da Casa da Cultura.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidades (SEMAS) realiza nos dias 13 e 14 de junho em Óbidos uma programação voltada para a avaliação do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD), além do diagnostico do Pacto pela Sustentabilidade e repactuação e do desmatamento. A programação conta com a presença de representantes da empresa Floram Engenharia e Meio Ambiente, terceirizada da SEMAS, Fundo Amazônia, Programa Municípios Verdes (PMV), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos (SEMMA) e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Segundo a representante do PMV, Juliana Marruás, a realização das avaliações e elaboração de diagnostico sobre a situação ambiental de cada município só foi possível graças a disponibilidade de todos que acreditaram no programa. “Esse trabalho é resultado de um tratado assinado junto ao Fundo Amazônia que é um dos maiores projetos já realizados pelo fundo, considerando a importância do combate ao desmatamento pelo governo brasileiro e essa caravana ta sendo realizada em dois dias, sendo que o primeiro é avaliação e diagnostico do pacto já assinado em 2014 e no segundo dia o diagnostico do plano de combate ao desmatamento”, informou Juliana após informar que a avaliação também será realizada nos 44 municípios paraenses contemplados com o titulo de Municípios Verdes  e mais no Distrito de Castelo dos Sonhos.

Em Óbidos, município que conquistou o título de município verde no primeiro semestre de 2015, a realização do evento foi algo visto como positivo pelo Conselho de Meio Ambiente. “Enquanto conselho é uma forma de sabermos o que está acontecendo, de darmos um retorno das nossas ações e também de sabermos  o que precisamos melhorar. Hoje a questão do desmatamento é algo muito sério. É algo que implica diretamente no meio ambiente e quanto pudermos buscar alternativas de coibir o desmatamento será melhor para a sociedade Obidense”, enfatizou Melinda Savino, vice presidente do Conselho.

A Secretária de Meio Ambiente de Óbidos, Robenízia Moda, falou sobre a importância de avaliar as ações voltadas ao meio ambiente. Atualmente Óbidos é o único município a apresentar seu Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento. “Nós acabamos de ouvir que dentre os 44 municípios que alcançaram a meta no Programa Municípios Verdes Óbidos é o único que já apresentou seu plano de combate ao desmatamento PPCAD e isso é um grande avanço enquanto município. A média de desmatamento para cada municípios que faz parte deste pacto é 40 KM/ano e nós estamos com 22 então isso também é um avanço. Nós conseguimos controlar e combater com sensibilização, com denuncias, com fiscalização e vamos entender que o nosso produtor, nosso pecuarista está entendendo que é possível trabalhar aterra sem desmatar”, finalizou.

Fonte: PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço