Breaking News

Em Santarém, Sefa oferece palestras a empresários e contadores

O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) ficou lotado de empresários e contadores que foram presenciar, na tarde desta terça-feira (14), as palestras sobre vários temas concedidas por técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Os participantes puderam ouvir e tirar dúvidas sobre temas como: Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e), em palestra do auditor Francisco Carolino; Uso e cessação de emissores de Cupom Fiscal, com o auditor Danilo Gonçalves; Suspenção e reativação de cadastros de empresas, em pela auditora Rosemary Fernandes; e Nota Fiscal Cidadã, cuja palestra foi proferida pelos auditores Rutilene Garcia e Carlos Alberto Junior.

Um dos palestrantes, Francisco Carolino, informa que as principais dúvidas dos ouvintes foram referentes aos prazos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor (NFC-e). Ele disse, ainda, que mais de 26 mil empresas, em todo o Pará, já se habilitaram para emitir o documento fiscal. “Todas as empresas que exerçam comércio de varejo são obrigadas a emitir a NFC-e. Os empresários têm um prazo de 18 meses para se habilitarem, caso emitam hoje o Cupom Fiscal e Serie D. Esse prazo está sendo contado a partir de 1º de junho”, explicou Francisco Carolino.

Para o coordenador da Regional da Sefa de Santarém, Nivaldo Brederode, as palestras não esgotaram os assuntos, mas ajudaram bastante os empresários e contadores. “Foram abordados seis assuntos, que não foram esgotados. Mostramos os serviços que a Sefa oferece, o que ajudou a capacitar e a instruir os empresários e contadores”, disse o coordenador.

O presidente da Aces, César Ramalheiro, acompanhou todas as palestras e disse que ações desse tipo ajudam bastante o empresariado local. “Tiramos dúvidas e melhoramos nossos serviços. Melhor para o empresário e para a economia local”, argumentou Ramalheiro.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço