quinta-feira, 16 de junho de 2016

Sessão Solene marca os 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo


Os 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo foi tema da Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira (16/06), no Plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A sessão foi requerida pelo deputado Raimundo Santos e presidida pela deputada Cilene Couto.

O dia 11 de junho é considerado a data magna da Marinha do Brasil. Foi nesse dia que os militares, superando adversidades, a falta de alimentos, ausência de comunicação, limitações militares e as terríveis epidemias, tornaram-se vencedores, defendendo o país frente às forças paraguaias. “Essa sessão homenageia o importante papel que a Marinha do Brasil vem desempenhando ao longo de nossa história, desde o grito da independência, que foi fundamental para evitar a fragmentação do país e garantir a sua consolidação. Nesses episódios os nossos bravos defensores da Pátria cumpriram sua missão, deixando um legado de honra, lealdade, espírito de justiça, dignidade e bravura”, disse o deputado Raimundo Santos.

Para o comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Alípio Jorge, a realização da Sessão Solene é motivo de orgulho para os militares. “Estamos muito felizes e honrados de receber essa homenagem da Assembleia Legislativa do Pará. Assim, temos a oportunidade de falar da Batalha Naval do Riachuelo, quando procuramos lembrar os feitos heroicos dos nossos antepassados. Muitos deram suas vidas em defesa dos interesses do Brasil na região do Rio da Prata”, comemorou o vice-Almirante.

Além da homenagem da Alepa, para marcar a data, a Marinha realiza uma exposição no Museu do Estado do Pará (MEP) que abriga, inclusive, a 1ª Mostra de Cartas Náuticas e de réplicas de embarcações antigas e a exposição itinerante “O Brasil na Antártica e a Amazônia Azul” até o dia 21 de junho.

Fonte: Assembléia Legislativa
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores