Breaking News

Óbidos recebe o Certificado como o mais novo “Município Verde” do Pará.



A entrega do Certificado aconteceu em Itaituba durante a realização da 18ª reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes (PMV) em Itaituba (PA).
 

Nos dias 24 e 25 de junho o município de Itaituba, na região Oeste do Pará, foi sede da 18ª reunião ordinária do Comitê Gestor – COGES – do Programa Municípios Verdes do Governo do Estado do Pará. Durante o evento foram realizadas reuniões temáticas, divididas em cinco grupos de trabalho com as seguintes temáticas: Novo Código Florestal, Fundo Amazônia, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Desmatamento e Capacitações, além da entrega do certificado de Município Verde. O Estiveram presentes no evento, algumas das maiores autoridades ligadas à gestão ambiental no Estado do Pará, como o Secretário de Estado de Meio Ambiente Luiz Fernandes Rocha, Diretor do Núcleo Executor do (PMV), Felipe Zagalo, o Secretário de Estado para Coordenação do PMV, Justiniano Netto, entre outras autoridades.


Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente de Óbidos, Vinícius Lopes, participou de uma apreciação por parte dos membros do COGES que avaliaram as evidências documentais que comprovariam que, de fato, Óbidos cumpriu com as obrigações pactuadas, enfatizando que, fugindo à regra dos demais municípios verdes já reconhecidos pelo Programa, Óbidos não possui histórico de grandes desmatamentos e ainda assim vem apostando no PMV como agenda positiva para o desenvolvimento sustentável.

A partir da apresentação o secretário de Municipal de Meio Ambiente, o Secretário do Estado concedeu a titulação ao município de Óbidos como dos sete municípios que conseguiu alcançar as metas pactuadas com o Programa e com  o Ministério Público Federal. Atualmente, 105 municípios paraenses fazem parte do PMV no estado do Pará. Além de Óbidos, compõem o quadro os municípios de Paragominas, Ulianópolis, Santana do Araguaia, Dom Eliseu, Brasil Novo e Tailândia.  “O alcance das metas do PMV por parte de municípios que não figuram no rol de grandes desmatadores no Pará, abre caminho para o enfrentamento do problema antes mesmo que ele ocorra”, disse o Secretário de Meio Ambiente do Estado.


Para Felipe Zagalo, diretor do Núcleo Executor do PMV, Óbidos faz jus ao título recebido, tanto pela posição de liderança no que tange à Gestão Ambiental na mesorregião do Baixo Amazonas, quanto pela postura do município no combate ao desmatamento. “É preciso que os municípios, assim como Óbidos, assumam sua responsabilidade no enfrentamento do problema. O Desmatamento precisa ser combatido em todas as esferas de governo, mas é nos municípios que ele de fato acontece”, conclui Zagalo.

Após o reconhecimento do COGES, por unanimidade, de Óbidos como Município Verde, o primeiro em toda a Região Oeste do Pará, o Secretário de Estado para Coordenação do PMV, Justiniano Netto, dedicou um reconhecimento público à atuação do Secretário de Meio Ambiente de Óbidos. Nas palavras de Netto, “sem um titular proativo, dedicado, realmente envolvido com as causas ambientais, as Secretarias de Meio Ambiente do Estado terão mais dificuldades para alcançar as metas do Programa. O Secretário Vinícius é um ótimo exemplo do modelo de gestor que os municípios precisam para que o Estado possa avançar com o Programa Municípios Verdes e  com o enfretamento ao desmatamento ilegal”, frisou Netto.

O Secretário de Meio Ambiente de Óbidos falou da satisfação e emoção com a certificação do município pelo COGES.  “Foi um trabalho de comprometimento de toda equipe do Governo, tanto no que diz respeito ao nosso gestor municipal quanto nas nossas equipes de trabalho e também nos nossos munícipes e nós só temos mesmo é que agradecer e também continuar com esse trabalho que é realizado com tanto zelo”, finalizou.

Fotos: Sidnei Oliveira/Agência Pará
Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO (Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço