Breaking News

Caminhada de Sensibilização marca o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso em Óbidos

A programação iniciou no dia 9 de junho com a sensibilização junto aos veículos de comunicação de Óbidos.


Com objetivo sensibilizar a sociedade para o combate as diversas formas de violência cometidas contra idosos, a Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), em parceria com a Rede de Proteção Social realizou uma vasta programação para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso em Óbidos. A data, 15 de junho, foi instituída pela Rede Internacional de Prevenção de Maus-Tratos contra Idosos em parceria com a Organização das Nações Unidas e baseado no artigo 3º do Estatuto do Idoso é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à Saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 

Em sua primeira Caminhada, o tema desenvolvido para a Campanha foi “Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”, busca ainda a sensibilização da população para denunciar casos suspeitar de abuso dos direitos dos idosos por meio do Disque 100 (Direitos Humanos), Polícia Civil (93) 99143-8297, Polícia Militar (93) 99178-7500, Ministério Público (93) 3547-1168. “Essa é a primeira caminha em prol da sensibilização dos direitos da pessoa idosa, o dia 15 deve ser lembrado, até porque aumentou o índice de violência contra os nossos idosos e nós devemos nos unir nessa luta, se a violência existe a gente tem que denunciar seja no Ministério Público, na Polícia Civil, no CREAS nós temos uma equipe de psicólogos, assistentes sociais que também acompanham estes casos”, falou a Secretária de Assistência Social, Amanda Filizzola. 

A Caminhada contou com apoio de Estudantes da Escola Estadual José Veríssimo, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV), Atendimento a Pessoa Idosa (API Conviver), Conselho Municipal do Idoso (CMI). Como a dona, Graça Farias, membro do Pastoral da Pessoa Idosa que falou sobre a necessidade do apoio da família. “Todas as pessoas tem o direito a serem respeitadas, principalmente o idoso e infelizmente neste momento muitos idosos estão em suas casas enquanto gostariam de estar aqui, e não estão porque não tem alguém que os conduzam até aqui, e o que nós esperamos é que nos próximos essa realidade mude, que a gente tenha maior participação da sociedade como um todo”, falou Graça Farias. 
A Caminhada saiu às 8h da Praça Sesquecentenário, após a realização de uma ginástica laboral e um momento de oração e reflexão sobre o tema “Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”, em seguida a Caminhada percorreu as Avenidas Dom Floriano Loewenau, Rua Picanço Diniz, Avenida Rui Barbosa, Rua Marcos Rodrigues de Sousa, Travessa Elói Simões com chegada na Praça Barão do Rio Branco.
 Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO (Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço