Breaking News

Consultor da ONU enaltece iniciativas sustentáveis de Juruti


Conceituado cientista americano Thomas Lovejoy aponta que o município paraense, sede de uma operação de bauxita, tem práticas sólidas que podem ser referência global

Juruti tem potencial para se estabelecer como um exemplo de município a se desenvolver de forma sustentável na Amazônia. A avaliação é de Thomas Lovejoy, cientista americano que participa de pesquisas na região amazônica há cerca de 50 anos. Ele esteve na cidade, localizada no oeste do Pará, e conheceu de perto práticas da comunidade e da Alcoa com foco em sustentabilidade.

“Estava pensando somente que veria o impacto da mina, mas foi impressionante como não foi bem assim. Conheci um impressionante sistema de revegetação que a Alcoa realiza e vi uma forma diferente de relacionamento social. Juruti tem um caminho esperançoso”, comentou Lovejoy, que é consultor da ONU (Organização das Nações Unidas) e professor titular de Ciência e Política Ambiental da Unidade George Mason, nos Estados Unidos.

Lovejoy esteve em Juruti para reunir com comunitários que lideram iniciativas voltadas à sustentabilidade e conhecer as atividades da mina de bauxita operada pela Alcoa. O especialista esteve na cidade acompanhado por José Luís Camargo, coordenador científico do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).

A visita foi motivada pela curiosidade dos próprios especialistas: durante pesquisas, eles descobriram a existência do Tripé Juruti Sustentável, um conjunto de ações elaborado em 2008 em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e Alcoa para apoiar o desenvolvimento do município de forma ordenada e independente, e decidiram conhecer a proposta de perto.

Em reunião com representantes do Conjus (Conselho Juruti Sustentável) e do Funjus (Fundo Juruti Sustentável), estruturas componentes do Tripé Juruti Sustentável, Lovejoy conheceu propostas e práticas em curso, como os editais que financiam projetos sustentáveis e programas voltados à educação ambiental. Ao lado de Camargo, o biólogo americano também participou de uma mesa redonda com estudantes e moradores de Juruti.

“O Conjus é muito interessante. Há um diálogo aberto, uma parceria grande entre a sociedade civil, governo, indústria e juventude, todos pensando em como o município pode crescer de forma correta”, disse Lovejoy, citando o fato de o Conselho Juruti Sustentável ser um fórum com representantes de diferentes áreas da sociedade.

Outro ponto que chamou a atenção de Thomas Lovejoy foi a nucleação, programa desenvolvido pela Alcoa para recuperar áreas mineradas. Em visita a uma área em avançado estágio de recuperação após menos de três anos, o cientista comentou que o trabalho merece ser compartilhado com empresas e pesquisadores. “Esta revegetação é um bom exemplo de sustentabilidade e de redução de impacto. Vim em busca de bons exemplos e este é um deles”, afirmou.

De acordo com José Luís Camargo, o Inpa pode firmar parceria com a Alcoa para desenvolver estudos e colaborar com o programa de recuperação de áreas mineradas. “É interessante trazer alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado para tentar ajudar a desenvolver ainda mais o sistema e produzir conhecimento técnico sobre revegetação”, explicou.

Sobre a Alcoa no Brasil

Líder mundial em tecnologia, engenharia e fabricação de metais leves, a Alcoa inova em soluções multimateriais que fazem nosso mundo avançar. A Alcoa atua no Brasil há 50 anos e, além de operar minas de bauxita e refinarias de alumina, oferece uma ampla variedade de soluções inovadoras aos mercados do Brasil, entre as quais sistemas de construção e edificação, transporte comercial, bens de consumo, embalagens, produtos automotivos, aeroespaciais e químicos, petróleo e gás, além de máquinas e equipamentos industriais. Em 2014, foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o site www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter, em twitter.com/AlcoaBrasil, e no Facebook, em  facebook.com/AlcoaBrasil.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço