Breaking News

ARRAIAR DOS PAUXIS terá inserida programação do Arraial de Todos os Santos

A programação realizada pela Fundação Cultural do Pará reunirá municípios do Baixo Amazonas em Óbidos durante  a I Mostra Cultural Popular do Oeste Paraense
 No período de 19 a 21 de junho a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) realiza o Arraiar dos Pauxis, evento tradicional da quadra junina que além de promover a cultura também incentiva o resgate das manifestações populares tradicionais típicas do período. O evento iniciará a partir das 19h30min na Praça do Sesquicentenário com apresentação de danças e vendas de iguarias por parte das entidades culturais e segue até o domingo, 21 de junho quando ocorre o concurso de quadrilhas juninas.
Este ano, inserido ao calendário do Arraiar dos Pauxis será realizado em Óbidos o “Arraial de Todos os Santos”, uma promoção cultural artística do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará, que realiza em três pólos: Belém (Capital), Óbidos (Região do Baixo Amazonas) e Maracanã (Região do Salgado), a Mostra Cultural Popular Paraense.
De acordo com o técnico de gestão da Fundação Cultural do Pará, Marcelo do Carmo, a ideia do Arraial de Todos os Santos é integrar as regiões e promover um resgate cultural, de modo a renovar a tradição antes deixada de pais para filhos. “A Fundação Cultural do Pará é a união do IAP e da Fundação Corru Velho e com essa junção houve o reforço nos outros pólos para promover esse resgate da cultura no interior, um projeto piloto que deverá ser levado a outros pólos”, enfatizou Marcelo que cuida de toda a logística do pólo Óbidos que concentrará os municípios de Juruti, Oriximiná, Óbidos, Santarém e Alenquer.
Durante a realização do Arraial de Todos os Santos, na noite do sábado, por ocasião da Mostra Cultural devem se apresentar as danças: Cordão do Boi Estrela de Ouro (Alenquer), Grupo de Dança Juruti (Juruti), Cordão de Pássaro Táchan (Santarém), Os Cantores da Tribo Waiwai (Oriximiná), e O Cordão da Garcinha (Óbidos) que fará abertura oficial do evento e fecharemos com a Lenda do Jaraqui (Óbidos).
Segundo o Secretário de Cultura de Óbidos, Sandro Silva, a programação foi desenvolvida seguindo uma dinâmica de integração para envolver toda a sociedade, tanto por parte dos educandários do município, que realizam suas apresentações na noite da sexta-feira, quanto os visitantes que participam da festa no sábado (20) e domingo (21) juntamente com a população obidense. “O Arraiar dos Pauxis segue com toda programação até o dia 21 e teremos danças locais e também receberemos convidados. Após as apresentações culturais teremos apresentações artísticas, como na sexta-feira com a banda laser e no sábado um Forró Pé de Serra e no domingo teremos também as apresentação artística fazendo esse encerramento”.
Acompanhe o calendário:
No dia 19 de junho, apresentação de danças de alunos das Escolas Obidenses.
No dia 20 de junho, Mostra da Cultura Popular do Oeste do Pará com grupos de bois e de danças dos municípios de Santarém, Juruti, Alenquer, Oriximiná e Óbidos
No dia 21 de junho, Concurso de Quadrilhas Juninas com premiação em dinheiro e troféu do 1º ao 4º colocado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO (Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço