Breaking News

Ações de educação e fiscalização no trânsito devem ser intensificadas em Óbidos


Para coibir infrações instituições de segurança devem realizar ações conjuntas nos meses de junho e julho.
Com a chegada das férias e com o aumento de fluxo de visitantes no município de Óbidos, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) começa a esquematizar o fluxo de ações preventivas a serem realizadas em Óbidos. Segundo os dados do DEMUTRAN de janeiro a junho deste ano foram registrados 22 acidentes com veículos automotivos dos quais 4 evoluíram para óbitos. 
De acordo com a diretora do DEMUTRAN Bernadete Farias Paiva as ações devem acontecer em parceria com as instituições de segurança pública (Polícia Militar e Polícia civil) que já atuam nas fiscalizações cotidianas no município. “Estamos em um processo de fechamento das ações a serem realizadas. Sabemos que nos meses de férias (junho e julho) Óbidos recebe um número maior de visitantes e isso também aumenta a probabilidade de acidentes e este é o objetivo maior destas ações. Hoje somos parceiros das polícias Militar e Civil e essa parceria é muito importante para assegurar o sucesso das ações”, declarou.
Em relação as fiscalizações Bernadete informou que hoje o trabalho realizado no município é de educação no trânsito com campanhas educativas e ações de sensibilização junto aos condutores. “Nós sabemos que a prevenção é sempre a melhor saída e temos buscado juntos ações e embora algumas pessoas questionem, o que é natural, nós temos trabalhado sempre pensando em minimizar os dados que hoje temos em relação ao índice de acidentes e também de outros delitos relacionados ao trânsito”, enfatizou. 
No próximo mês será realizado em Óbidos o processo de licitação para o serviço de mototaxi credenciado, atualmente 17 pessoas estão habilitadas a prestar o serviço no município. “Nós sabemos que Óbidos, como boa parte do país, não possui todos os critérios necessários para a prestação deste serviço, porém temos buscado um meio termo que não cause conflitos nem para o trabalhador, que necessita deste emprego informal para sustentar sua família, nem para o trânsito. O curso específico de mototaxista é uma exigência federal, infelizmente não temos em Óbidos este curso, e o custo para a realização fora do município também é um fator que diminui a possibilidade da legalidade do processo”, informou. 
O processo licitatório para o serviço de transporte de mototaxistas e motofrete em Óbidos está aberto desde o dia 2 de junho, data de publicação no Diário Oficial, e segundo as suas normas podem participar pessoas físicas, com pelo menos dois anos de habilitado na categoria A, e que esteja com todos os documentos regulares. O recebimento das propostas devem ser realizadas no período de 20 a 24 de julho, no horário das 8h às 14h no setor de licitação da Prefeitura Municipal de Óbidos. 
A diretora do DEMUTRAN falou sobre a problemática de realizar fiscalizações mais intensas, inclusive com punições, como tem sido cobrado por parte das classes representativas. “Combater a clandestinidade infelizmente não é algo tão fácil, entendesse que se eu não tenho toda a documentação específica eu também estou irregular. Mas o trabalho de credenciar os condutores de motocicletas deve ser realizado, inclusive com data para que os mesmos se regularizem. Hoje temos a licitação para 100 vagas em aberto, esperamos que os condutores participem e possamos regularizar esta situação. Sobre fiscalizar e punir quem não está credenciado, é algo muito complexo que fere o direito do cidadão de ir e vir, porém iremos contudo fiscalizar e no caso de flagrante seguiremos a legislação”, finalizou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO ( Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço