Breaking News

Indústria aposta no consumo sustentável para preservação dos recursos naturais


Dia Mundial do Meio Ambiente 

Indústria aposta no consumo sustentável para preservação dos recursos naturais
Redução do uso de água nas operações, diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação de desperdício são ações que fazem parte do dia a dia das empresas

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a palavra de ordem é consumo sustentável. Seguindo essa tendência global, o setor industrial tem desenvolvido ações com o intuito de preservar os recursos naturais e, assim, diminuir o impacto ambiental. São iniciativas que vão desde a redução do uso de água e energia nas operações, diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação de desperdício. Em relação à utilização dos recursos hídricos, o desafio é maior, já que as últimas projeções apontam para a escassez desse precioso líquido no planeta.

Para chamar atenção de funcionários e colaboradores às práticas de consumo sustentável, o complexo industrial de Barcarena realiza ampla programação voltada para o meio ambiente. Com o tema “Água: problemáticas atuais e uso racional”, a Imerys, mineradora que atua com caulim, traz à tona o assunto que vem sendo motivo de preocupação. A crise hídrica na principal cidade do país inspira a empresa e seus colaboradores a contribuir para um mundo mais sustentável.

A empresa vem reaproveitando, por exemplo, 90% da água utilizada no processo de beneficiamento do caulim. A ideia é fechar o ciclo, reutilizando o recurso e reduzindo o consumo de uma nova. “A média mensal de reaproveitamento é em torno de 46 mil milímetros cúbicos no próprio processo e nos banheiros”, conta Adelson Silva, supervisor de Meio Ambiente da empresa.

Roberto Roche, diretor de EHS e Sustentabilidade, ressalta a abundância do recurso na região: “O fato da Amazônia ter muita água nos impulsiona a reusar e reciclar cada vez mais. Passamos da fase em que as empresas pensavam que é bom ser sustentável, hoje tem que ser”, afirma. A ação mais recente da empresa foi a construção de um projeto de captação de água da chuva em um dos prédios da planta, em Barcarena. A ideia é que isso possa ser feito em todos os espaços da área industrial.

A Alubar, fabricante de vergalhões de liga e cabos elétricos de alumínio, comemora de 8 a 12 de junho a X Semana de Meio Ambiente, falando sobre as iniciativas da empresa contra o desperdício de água e energia e mostrando como reduzir de forma racional o uso desses dois recursos. 

Para auxiliar nas ações, a empresa conta com o apoio da equipe do Palco Empresarial que, por meio de encenações teatrais, irá expor assuntos como o reuso da água no processo de laminação de vergalhões de alumínio, citando também o tratamento de efluentes gerados na fábrica incluindo a água dos banheiros e refeitórios, que após o tratamento é lançado na rede de esgoto atendendo a legislação ambiental, além de temas que apresentam melhorias para o uso consciente de recursos naturais não renováveis. 

“Nós verificamos toda a questão relacionada à água, um bem que devemos valorizar. Não é porque estamos na Amazônia que devemos desperdiçá-la. Por isso escolhemos a água e a energia como tema de conscientização na Semana de Meio Ambiente. Vamos usar o lúdico para repassar a mensagem e deixar o exemplo para cada pessoa”, conta Helido Sena, coordenador de Controle de Qualidade e Meio Ambiente da Alubar.

Zero desperdício é possível

A refinaria de alumina Hydro Alunorte também promoveu, em Barcarena, ação para lembrar a data, com a “Semana Socioambiental 2015”. A programação contou com distribuição de mudas da região aos empregados e contratados e apresentação de projetos sociais desenvolvidos pela empresa na região. Na ocasião, a refinaria lançou um programa que reunirá um conjunto de ações sustentáveis assumidas pela companhia para incentivar seus trabalhadores a adotar atitudes como reutilizar papel, reduzir o uso de copos descartáveis e evitar o desperdício de alimentos durante as refeições.

“Queremos sensibilizar os empregados para que eles adotem a partir de agora pequenas atitudes, dando, assim, a parcela de contribuição para um ambiente sustentável, pois esse é o objetivo da Hydro Alunorte”, avaliou o gerente de área de Meio Ambiente, Emanuel Varão. 

A campanha interna “Água: Zero desperdício é possível”, realizada pela refinaria durante todo o mês de maio, esteve interligada à programação da Semana Socioambiental. A campanha teve o objetivo de conscientizar e premiar os empregados que ajudaram a implantar projetos de reutilização de água e que mais apresentaram oportunidades de uso racional do recurso na empresa.

Selo para produção mais limpa em Juruti

Em Juruti, no oeste paraense, a Alcoa celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma programação voltada aos funcionários e colaboradores. Com o slogan “Todos a favor do meio ambiente”, a Companhia realiza a Semana do Meio do Ambiente, com palestras internas sobre Preservação da Biodiversidade, Consumo Consciente e Painéis de Sustentabilidade. 

A novidade deste ano é o lançamento do Selo Produção Mais Limpa, que será conferido às áreas da empresa que realizam práticas sustentáveis. “Esta ação tem o objetivo de incentivar as boas práticas, reconhecendo as áreas que trabalham contra o desperdício, que realizam o melhor aproveitamento dos recursos e aplicam técnicas baseadas nos princípios da sustentabilidade. Como bom exemplo, temos a área de Pesquisa, que fez uma alteração no procedimento das atividades, reduzindo o consumo de óleo diesel e, consequentemente, diminuindo a emissão de Gases de Efeito Estufa”, comemora Volnei Tenfen, superintendente de Meio Ambiente da Alcoa Juruti.

A empresa também estenderá a Semana de Meio Ambiente à comunidade, realizando ações nas escolas municipais. Os gerentes da Unidade de Juruti farão um bate-papo com os alunos sobre consumo sustentável, preservação do meio ambiente e proteção da fauna. Haverá ainda doação de mudas às instituições.

Fonte: Temple Comunicação 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço