Breaking News

Prefeitura de Óbidos e Governo do Estado realizam 'Arraiá dos Pauxis' e 'Arraial de Todos os Santos'


A festa teve inicio na noite de sexta-feira com a apresentação de escolas da rede municipal e prosseguiu até o domingo com concurso de danças.
 Desde a noite do dia 19 de junho o município de Óbidos, distante a 1.100 quilômetros da Capital do Estado, Belém, respira a cultura popular das festas típicas da quadra junina, com a realização do tradicional ‘Arraiá dos Pauxis’, uma programação coordenada pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), e do ‘Arraial de Todos os Santos’, uma festa realizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Cultura há mais de uma década. A programação se estendeu pelas noites do sábado, 20, com a apresentação de danças tradicionais de municípios que integram o Oeste Paraense e encerrou no domingo, quando foi realizado o concurso de quadrilhas, uma cultura típica do norte e nordeste que ganha um colorido especial junto aos passos firmes de seus brincantes que acabam por envolver o público. 
Este ano, 10 escolas estiveram participando da apresentação cultural na primeira noite de evento, e o público teve a oportunidade de prestigiar o trabalho desenvolvido pelos professores da rede municipal com crianças e jovens da chamada educação básica. Não houve quem não se encantasse com as danças apresentada pelos estudantes, uma riqueza cultura que variou entre quadrilhas, carimbos, dança portuguesa, ritual indígena e até contos infantis, como a história da fada Sininho e Peter Pan, o lúdico mesclado a cultura popular. 


A segunda noite de apresentações ficou por conta do ‘Arraial de Todos os Santos’, que este ano aconteceu nos pólos Baixo Amazonas (no Oeste Paraense) e Maracanã (Região do Salgado). Em Óbidos, onde se concentrou o pólo Baixo Amazonas a festa teve a presença dos municípios de Santarém, com a comunidade quilombola de Bom Jardim, região da Curuá-una, Alenquer com o Boi Estrela de Ouro, de Juruti a apresentação da Dança Juruti com o Ritual das Tribos Muirapinima e Mundurukus (uma previa da apresentação do Festribal) e de Oriximiná a presença da Tribo Indígena Waiwai, de Óbidos, a apresentação do Cordão da Garcinha e também da lenda do Jaraqui. 
O técnico em gestão da Fundação Cultural do Pará, Marcelo Do Carmo, responsável pelo ‘Arraial de Todos os Santos’ no Oeste Paraense, explicou que além do evento integrar os municípios por meio da cultura ele também promove o resgate de danças tradicionais. “A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves vem resgatando um pouco da cultura do Baixo Amazonas e foi uma escolha completamente feliz fazer o festival aqui em Óbidos, à cidade é agradável, amável e nós estamos aqui resgatando a cultura também dos outros municípios e este é o objetivo da Fundação Cultural do Pará que realiza o Arraial há 11 anos lá na capital”, falou Marcelo. 


Em Óbidos o resgate cultural fez ressurgir após quase uma década o popular Cordão da Garcinha, uma dança da cultura popular que percorria as ladeiras da Óbidos Antiga, entre seus casarios históricos contando em prosas e versos a lenda da Garcinha. “É uma noite especial para todos de Óbidos e para os municípios que nos visitam. Hoje tivemos a apresentação do Cordão da Garcinha, uma apresentação que surgiu na década de 30 e que ressurge com todos os esforços da Prefeitura e com o incentivo da Fundação Cultural do Pará que cuidou de toda a logística para realização do evento, inclusive com a sonorização, iluminação, palco, além de trazer os municípios para Óbidos”, disse o secretário após se referir a importância desde projeto desenvolvido pela Fundação Cultural do Pará. 
O prefeito de Óbidos, Mário Henrique de Souza Guerreiro, falou sobre a satisfação em ter o município como sede deste projeto piloto que deverá ser inserido no calendário anual do Governo do estado e que deverá fomentar o turismo no município. “A gente só tem a agradecer a Fundação Cultural do Pará, eu sempre digo que este evento poderia estar acontecendo em outro município no Oeste do Pará, mas em Óbidos não é a toa, é pelo celeiro cultural que temos, pelo roteiro turístico, e só podemos agradecer e receber bem os outros municípios neste intercâmbio altamente interessante e que mostra Óbidos para o resto do mundo”, enfatizou o prefeito. 
Na última noite do ‘Arraiá dos Pauxis’ o evento, contou com o Concurso de Quadrilhas Juninas, que teve premiação os quatro colocados, ficando a ordem da classificação: 1º colocado Explosão Junina,  2º colocado Brincando de São João, 3º colocado Mistura Pauxis e como 4º colocado a quadrilha Xique Xique, também participou do concurso a quadrilha Felipão na Roça, além da participação especial da Quadrilha Rosa Vermelha (Oriximiná).
 Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO (Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço