Breaking News

Prefeitura de Óbidos realiza projeto SEMSAção para atender pacientes de catarata

O projeto irá minimizar a lista de pacientes que realizariam Tratamento Fora do Domicílio

Iniciou na manhã desta segunda-feira, 15, e segue até o dia 19 de junho, sexta-feira, o terceiro mutirão da catarata realizado pela Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Dr Marcos Lopes, médico oftalmologista. O mutirão é realizado por meio do Projeto SEMSAção, tem por objetivo levar maior qualidade de vida a população, com a realização de serviços relacionados a saúde. Nesta terceira etapa serão realizadas 100 cirurgias eletivas de catarata, além da entrega de kits de cuidados pós operatório (óculos escuros e colírios) que serão entregues gratuitamente aos pacientes após a realização do procedimento cirúrgico. 
As cirurgias serão realizadas no Hospital José Benito Priante e segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia no Brasil mais de 125 milhões de brasileiros sofrem de catarata, uma doença que geralmente afeta pessoas acima de 50 anos. Em Óbidos, devido a demanda reprimida de pacientes acometidos de catarata, e pela falta de profissional especialista, grande parte dos pacientes eram transferidos para outros centros por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), fato que muda com a ação emergencial do Governo. 

O secretário de Saúde de Óbidos, Bruno Ricardo, explicou o que é o projeto SEMSAção e sua importância para os munícipes. “O projeto SEMSAção é um projeto que atua nas comunidades do interior, na zona urbana e que hoje vem com este mutirão da cirurgia de cataratas  que oferece a técnica cirúrgica sem corte, o que oferece menor risco aos pacientes. Este é o terceiro mutirão da catarata e somente agora conseguimos trazer esta roupagem que o Dr. Marcos Lopes está oferecendo e só temos a agradecer a todas as pessoas que nos apoiaram direta e indiretamente”, declarou o secretário Bruno Ricardo.
O médico oftalmologista, Dr Marcos Lopes, explicou como ocorre a cirurgia sem corte, que utiliza uma técnica nova, chamada de facoemulsificação, uma cirurgia menos evasiva, e que tem um tempo de recuperação menor. “A facoemulsificação é uma técnica nova que algumas pessoas acabam falando em cirurgia a laser, e que na verdade é um ultrason de alta frequência que quebra o cristalino, que é uma lente por trás da menina dos olhos, que com o tempo fica cinza e faz com que a pessoa tenha a perda da visão, e esse aparelho entra e quebra a lente e nessa incisão, que é do tamanho de uma ponta de caneta, a gente coloca uma lente que se abre no olho e ela volta a enxergar”, explicou o médico. 

Durante a realização da triagem mais de 150 pessoas compareceram ao Hospital Benito Priante, porém, devido complicações com outras doenças, como a própria diabetes e a hipertensão, não receberam o diagnóstico para realização da cirurgia, que inicialmente atenderia 70 pacientes. 
Devido a grande procura o prefeito de Óbidos, Mario Henrique de Souza Guerreiro, anunciou a ampliação do projeto, que deverá em 30 dias retornar a Óbidos para acompanhamento dos pacientes atendidos em cirurgia.  “A Catarata é uma demanda reprimida muito grande no município e nós estamos neste primeiro momento realizando essa triagem, e seriam 70 cirurgias e acabamos de anunciar mais 30 cirurgias, então teremos 100 cirurgias, exatamente para atender as pessoas que estão vindo aqui, senão muitas pessoas iriam ficar de fora e nós vamos atender uma demanda muito grande a custo zero”, anunciou o prefeito.
O projeto SEMSAção prossegue até a próxima sexta-feira, 19 de junho, com a realização da cirurgia em 100 pacientes diagnosticados com catarata. Após a cirurgia os pacientes recebem um kit pós-operatório e em um prazo de 30 dias acontecerão às consultas de acompanhamento dos pacientes operados durante o mutirão realizado pela SEMSA em parceria com o Dr. Marcos Lopes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO ( Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço