Reunião entre Governo Municipal e Estado definem retorno do período letivo da rede estadual em Óbidos
Estudantes serão locados no prédio recém construído pela SEDUC no bairro de São Francisco que tem capacidade para atender aproximadamente 1500 estudantes.
Uma reunião entre membros do Governo Municipal, Câmara de Vereadores e Representantes do Governo do Estado definiu o retorno do período letivo da rede estadual para a próxima segunda-feira, 9 de junho. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito de Óbidos, Mario Henrique Guerreiro, e contou com a presença da diretora de recursos imobiliarios da Secretaria de Estado de Educação do Pará, Ana Raquel Figueiredo e da diretora da 7ª Unidade Regional de Educação (7ª URE) Maria Gracilda de Azevedo Silva Bernardo, além de uma comissão técnica da Seduc e de vereadores de Óbidos.
Durante a reunião a diretora de recursos imobiliários da Seduc falou sobre a entrega da Nova Escola Estadual de Ensino Médio construída no bairro de São Francisco e que futuramente poderá abrigar os estudantes matriculados na Escola São José que ainda se encontra fechado em decorrência de uma reforma. “Hoje estamos disponibilizando uma escola nova lá no bairro do São Francisco para que seja alocado as turmas de ensino médio. A energia foi ligada na quinta–feira, foi uma solicitação da Seduc em relação a Celpa, e ainda vamos aguardar um pouco mais pela escola no bairro de Santa Terezinha e eu creio que no máximo quatro meses possamos estar locando os estudantes naquele educandário também”, falou a diretora que realizou a entrega do prédio a 7ª URE.
A diretora da 7ª URE, Maria Gracilda, enfatizou que a partir de agora o compromisso do Estado será para o retorno das aulas, principalmente ao que diz respeito ao período das paralisações. “A questão do calendário vai ser feito e nós temos a proposta e vamos divulgar assim que for repassado pela Seduc. Tudo vai depender do esforço de cada um de nós, principalmente dos professores uma vez que nós ficamos quase três meses parados e agora vamos fazer de tudo para que possamos resolver essa situação. Por enquanto temos a proposta de deixar os alunos do primeiro ano na Escola São José e levar o segundo e terceiro ano para Escola do bairro do São Francisco, mas isso é conversas e sabemos que há situações a serem consideradas”, disse a diretora da 7ª URE.
O prefeito de Óbidos, Mario Henrique, falou sobre os desafios de buscar melhoria para a educação no âmbito estadual, onde aproximadamente 3 mil estudantes estão com as aulas paradas devido a reforma da Escola São José e também por conta da greve na rede estadual. “A gente vem travando uma luta muito grande no sentido da viabilização o funcionamento destas escolas e chega o momento que a própria sociedade se rebela contra essa situação. Todo mundo quer ver seu filho na escola e deste o primeiro momento temos colocado o município a inteira disposição do Governo do estado para que sejamos parceiros não só em situações emergenciais como também na locação destes alunos nas escolas do município, se assim for o caso”, complementou o prefeito após citar que neste momento o mais importante é garantir o retorno dos estudantes às salas de aula.
Ao término da reunião uma comissão seguiu para as instalações da Escola localizada no bairro de São Francisco que possui capacidade para atender em média 1.500 estudantes nos turnos manhã, tarde e noite. A escola ainda está em fase de acabamento e deverá ser inaugurada pelo Governo do estado no próximo semestre, mas a partir de segunda-feira, 9, já estará funcionando nos três turnos.
Fonte: Marta Costa
Nenhum comentário
Postar um comentário