Breaking News

Seminário Brasil-Áustria de Cooperação para Uso de Biogás e Biometano

Especialistas brasileiros debatem cooperação com Áustria para o uso do biogás e biometano no Brasil.

Seminário, realizado em Foz do Iguaçu (PR), terá a participação de instituições de ensino, pesquisa e inovação brasileiras e austríacas

Com o objetivo de incentivar a cooperação entre instituições de ensino, pesquisa e empresas dos dois países, o 2º Seminário Brasil-Áustria de Cooperação para Uso de Biogás e Biometano terá início nesta terça-feira (21) em Foz do Iguaçu (PR) no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e no Refúgio Biológico Bela Vista. O evento é promovido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a empresa austríaca Spirit Design, com apoio da Agência Austríaca de Desenvolvimento (ADA), do PTI e da Itaipu Binacional.

O diretor presidente do CIBiogás, Rodrigo Régis, ressalta que o histórico de cooperações entre brasileiros e austríacos já trouxe resultados significativos. “O uso do biogás é uma realidade nos dois países. Essa troca de experiências permite a criação de novas oportunidades para empresas brasileiras e austríacas, com o que há de mais atual nas tecnologias do biogás”, disse.


A abertura do evento será na noite de terça-feira (21), após o encerramento do Seminário Mobilidade Sustentável, no espaço Milton Santos no PTI. Na quarta-feira (22) serão apresentados os cenários atuais de aplicação do biogás no Brasil e na Áustria. Os painéis serão desenvolvidos no auditório do Refúgio Biológico Bela Vista. Os participantes também farão uma visita técnica à Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional.

Ainda durante o primeiro dia de programação, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, falará sobre as perspectivas e desafios da produção de proteína animal. Em seguida, serão apresentados os cenários atuais de uso e oportunidades para o biogás no Paraná, com a participação de representantes da Copel, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e cooperativas que atuam na região.

O seminário também terá apresentações sobre custos, financiamentos, incentivos e marcos regulatórios para o uso do biogás, com participações do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Diálogos sobre oportunidades de cooperação encerram a programação do evento

Na quinta-feira (23) serão apresentados os resultados do projeto cooperação Brasil-Áustria para mobilidade a biometano, que contou com o financiamento da ADA e permitiu a criação do protótipo CH4PA. O veículo movido a biometano foi desenvolvido especialmente para auxiliar nas atividades rotineiras de produtores rurais. Outras inovações serão apresentadas pelas Universidades de BOKU e TU Wien, além da empresa austríaca Spirit Design.


2º Seminário Brasil-Áustria de Cooperação para Uso de Biogás e Biometano

Datas/ Horários: 21/11/2017 – 19 horas
22/11/2017 – 8h às 17 horas
23/11/2017 – 8h às 17 horas
Local:  Foz do Iguaçu (PR)
Mais informações: comunicacao@cibiogas.org.

Sobre o CIBiogás
O CIBiogás é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, constituída como associação sem fins lucrativos. É formado por instituições associadas que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. As atividades de pesquisa e inovação são realizadas por meio de parcerias em 11 unidades de produção de biogás instaladas no oeste do estado do Paraná.

Sugestões de legendas:

(CH4PA): Protótipo CH4PA é resultado da cooperação Brasil-Áustria para promover o uso do biometano
Foto: Kiko Sierich/PTI

(cooperação): Especialistas brasileiros e austríacos trocam experiências durante evento promovido em Foz do Iguaçu (PR)


Fonte: Media Relations

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço