Breaking News

Encontro de Cidades Criativas da Unesco destaca os sabores de Belém

Renomados chefs de cozinha internacionais vão mergulhar no universo da culinária, música, cultura e costumes da Amazônia durante o Encontro das Cidades Criativas da Unesco. A abertura do evento, na noite desta terça-feira (8), no Palácio Antônio Lemos, em Belém, foi uma degustação da programação que segue até sábado (11) e inclui visitas à região das ilhas, workshop e um grande desafio entre cozinheiros na produção de pratos inusitados que têm como principal ingrediente as iguarias da Amazônia.

Autoridades do Estado e do município e representantes das 15 Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se reuniram na sede da Prefeitura de Belém num congraçamento de povos. A oficial de Projetos do Setor de Cultura da Unesco, Isabel de Paula, disse que a escolha da capital paraense como Cidade Criativa da Gastronomia é uma oportunidade de fortalecer a cultura e o desenvolvimento da região e mostrar ao mundo as riquezas da Amazônia. “Este belo evento mostra a diversidade cultural que o mundo precisa conhecer melhor para preservar”, pontuou.

O desafio entre produzir e preservar foi destacado pelo governador Simão Jatene, que enalteceu a gastronomia de Belém e do Pará como fruto da expressão de um povo. “Dou boas-vindas aos nossos visitantes e desejo que a estada de vocês por aqui seja produtiva. A Amazônia, que tem a condição de ser prestadora de serviços em escala planetária, deve também ser base material de vida digna para os que aqui vivem. Por isso a escolha de Belém como Cidade Criativa da Unesco é tão importante: é mais um passo dado nesse desafio”, disse.

Para o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a gastronomia de Belém é a expressão máxima da cultura paraense, presente nos mais diversos recantos, de sofisticados restaurantes às barracas de comida de rua. O Encontro das Cidades Criativas é o momento de vivenciar essa experiência e mostrar ao mundo uma diversidade que ganha cada vez mais destaque nas rodas especializadas da cozinha internacional. Vamos conhecer os açaizais e o chocolate produzido no Combu e mostrar como a gastronomia pode ser um instrumento de preservação da floresta”, afirmou.

Destaque

O coquetel e abertura do Encontro das Cidades Criativas em Belém teve a presença do comitê da Unesco e de 300 convidados, além de show de Márcia Aliverti e Dona Onete e apresentação da Banda da Guarda Municipal, que interpretou repertório do maestro Waldemar Henrique. A capital do Pará é a sexta cidade no mundo a receber o evento da Unesco. As outras foram Gaziantep, na Turquia, em fevereiro de 2016; Phuket, na Tailândia, em abril de 2017; Parma, na Itália, em maio; Bergen, na Noruega, em agosto; e Dénia, na Espanha, em setembro deste ano.

Os representantes da Unesco vieram dos Estados Unidos, Suécia, México, Turquia e Colômbia. Doze chefs convidados, entre brasileiros e estrangeiros, também estiveram presentes na cerimônia, que teve ainda uma roda de degustação com a participação de restaurantes locais. Os sabores puderam ser conferidos e apreciados enquanto a parte cultural da programação animava os participantes no Palácio Antônio Lemos.

O anúncio de Belém como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em dezembro de 2015, deu o pontapé inicial no projeto do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia. Em pleno andamento, o centro, que será gerido pelo Estado e município, vai funcionar como um grande polo destinado a consolidar o saber gastronômico, valorizando o conhecimento e a prática da culinária e transformando Belém em referência internacional do setor. A escola de gastronomia, o laboratório de alimentos e o restaurante vão se conectar para criar um só ambiente de aprendizado, inovação e degustação.

Rede

Levando em consideração que metade da população mundial vive em áreas urbanas, a Unesco criou em 2004 a Rede de Cidades Criativas, para promover a cooperação entre as cidades que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Para atingir os objetivos da rede, as 116 cidades de 54 países que a integram comprometem-se a trabalhar conjuntamente, compartilhar as melhores práticas e a desenvolver parcerias públicas e privadas e com a sociedade.

A rede abrange sete áreas criativas: artesanato e folclore, mídia, cinema, design, gastronomia, literatura e música. O Brasil tem oito cidades na rede atualmente: Belém (gastronomia), Salvador (música) e Santos (cinema), desde 2015; Curitiba (design) e Florianópolis (gastronomia), desde 2014; e Brasília (design), Paraty (gastronomia) e João Pessoa (artesanato e artes folclóricas) – essas três últimas entraram para a seleta lista da Unesco no fim de outubro deste ano.

Programação

O Encontro das Cidades Criativas em Belém segue até o fim de semana. Nesta quarta-feira (8), a comitiva segue de barco até a ilha do Combu, onde conhecerá a cadeira produtiva da mandioca e do cacau e a cultura dos índios Tembé e Kayapó. No Ver-o-Rio, povos indígenas vão apresentar danças, artesanato e pintura. Aberta ao público, a noite segue ainda com show de carimbó e escola de samba.

Na quinta-feira (9) ocorre o workshop “O que a biodiversidade oferece para a gastronomia e o que a gastronomia pode fazer para a biodiversidade?”, no Polo Joalheiro. Em seguida, haverá um dos momentos altos da programação, o “Desafio ao vivo de chefs – Cooking Show”, que reunirá chefs internacionais da comitiva da Unesco a chefs paraenses e outros convidados de diversas regiões do Brasil. Os visitantes terão que cozinhar usando ingredientes típicos do Pará e de outras regiões do mundo, criando, ao vivo, pratos inusitados e inéditos.

Na sexta (10) a comitiva conhecerá o Ver-o-Peso. Na ocasião, ocorrerá um intercâmbio dos chefs com as boieiras da feira. A cantora Fafá de Belém encerra a noite com show aberto ao público no Portal da Amazônia, com carimbó e guitarrada. No último dia do encontro, sábado (11), o grupo visitará o Parque do Utinga e o Festival Fartura, que reúne produtores, mercados e chefs para provar novas receitas e também pratos típicos de diversas cidades do Brasil.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço