Breaking News

Mercado vê com bons olhos reforma da Previdência e Ibovespa registra alta

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) - indicador que mede o desempenho das ações negociadas no país – apresentou alta de 1,58% no início da semana e atingiu 74.594 pontos. De acordo com operadores, entre os principais fatores que impulsionaram a alta, está a expectativa de aprovação da reforma da Previdência.


O especialista em finanças, Marcos Melo, explica que quando há uma estimativa de bom desenvolvimento da economia, a tendência é que os indicadores positivos subam. Nesse caso, segundo o economista, isso pode mesmo ter uma relação com uma possível aprovação das mudanças no setor previdenciário. “O comportamento da Bolsa de Valores se baseia na expectativa de crescimento econômico. E uma expectativa de solução seria uma reforma da Previdência.”

Nas negociações que envolvem o governo e o Congresso Nacional, a intenção é apresentar um texto mais enxuto do que o original.  Para opesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bruno Ottoni, caso haja uma reforma no sistema previdenciário, alguns pontos não podem ficar de fora. “O que o Brasil mais precisa hoje é justamente alguma idade mínima. Esse eu acho que seja o pilar mais importante. Além, da equiparação dos regimes gerais e dos regimes próprios de Previdência.

COMO UTILIZAR?
Todo conteúdo produzido e finalizado pela Agência do Rádio Mais (informações checadas, textos, imagens, áudio e vídeo) é gratuito e pode ser utilizado por você na íntegra ou em partes. A citação do crédito é facultativa. Aproveite essas informações em suas mídias e alcance mais acessos!
Entre os pontos que podem ser retirados da nova proposta está o que trata das aposentadorias rurais. Por ser um tema polêmico, a equipe econômica do Planalto resolveu excluir o item.

Regra de Transição

Após estabelecer a idade mínima para se aposentar (65 anos para os homens e 62 para as mulheres), a reforma prevê uma regra de transição para quem já contribui com a Previdência. O objetivo é diminuir o impacto para os trabalhadores que estariam perto de se aposentar. Portanto, caso a proposta seja aprovada, inicialmente, a idade mínima seria de 55 anos para os homens e 53 anos para as mulheres. Essa idade começa a subir a partir de 2020, na proporção de um ano de idade a cada dois anos que se passam. Dessa forma, em 2038, o piso para a aposentadoria seria atingindo, fixando as idades de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. 

Fonte: Agência do Rádio Mais

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço