Breaking News

Nesta quarta 22/11_Fundação Abrinq em Juriti: evento sobre Educação com a participação do Secretário Municipal, Jonas Cativo

FUNDAÇÃO ABRINQ E INSTITUTO ALCOA PROMOVEM SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE JURITI (PA).

Evento será amanhã, 22 de novembro, e terá a participação do Secretário Municipal de Educação, Jonas Moraes Cativo.

Depois de uma doação de livros e brinquedos para as escolas da cidade, a Fundação Abrinq e o Instituto ALCOA promovem um seminário para marcar o encerramento do Projeto Ciranda do Aprender na cidade de Juriti (PA). O evento, que tem como objetivo a troca de experiências sobre o impacto do projeto no dia a dia das crianças matriculadas na Educação Infantil, acontecerá nesta quarta 22/11, das 8h às 12h, e será na Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães (Travessa Rui Barbosa/ Santa Rita).

Além de Juriti, as cidades de Poços de Caldas (MG) e São Luis (MA) participaram da segunda edição do Projeto Ciranda do Aprender, que teve apoio do Instituto ALCOA. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas na Educação Infantil, com foco no desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao raciocínio lógico, leitura e práticas de linguagem de alunos matriculados em pré-escolas (entre 4 e 5 anos).

Oito escolas participaram do projeto em Juriti e 902 crianças da Educação Infantil do município foram beneficiadas. A iniciativa contemplou cinco encontros de formação, entrega de acervo com 400 livros, 280 jogos e realizações de encontros com famílias e multiplicação do conteúdo com demais profissionais das escolas e crianças.

“O Instituto ALCOA é um parceiro de extrema importância na execução do Projeto Ciranda do Aprender. O projeto já capacitou diversos educadores das cidades beneficiadas e melhorou a vida de 3.927 crianças nesses dois anos de existência. A educação infantil é a base para construção de um adulto saudável e com uma vida melhor”, aponta Denise Cesario, gerente executiva da Fundação Abrinq.
Nesta quarta-feira, acontecerá uma mesa de abertura com a participação de Jonas Moraes Cativo (Secretário Municipal de Educação); Aleilson Vidinha (presidente do Fórum Municipal de Educação); Lidiane Almeida Guimarães (diretoria de Ensino); Lucilda Bentes Gomes (Coordenadora da Educação Infantil- SME); Anne Dias (Coordenadora de Assuntos Institucionais) e Daniela Florio (coordenadora do Projeto Ciranda do Aprender da Fundação Abrinq).

O encontro também terá uma palestra sobre “A importância do movimento na Educação infantil”, com a Marcia Goés, educadora musical. E para finalizar, apresentação das escolas Municipais sobre as experiências e vivências do projeto com as EMEI Castanhal, Menino Deus, Firmino Guimarães, Sementinha do Saber e a entrega de todos os certificados.
Para o Presidente do Instituto Alcoa, Otavio Carvalheira, “O Projeto Ciranda do Aprender contribui com o objetivo do Instituto Alcoa em promover transformações positivas nas comunidades, tendo como base a educação, que impulsiona a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”.

Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativas Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação, trabalho e renda, saúde, meio ambiente, governança e segurança.

Sobre a Fundação Abrinq:
Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo à responsabilidade social; a implementação de ações públicas e o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.

SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO CIRANDA DO APRENDER
Tema: “Movimento na Educação Infantil”.

08h00 às 08h30
Credenciamento
08h30 às 09h00
Mesa de abertura:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JURUTI

  • Jonas Moraes Cativo- Secretário Municipal de Educação;

  • Aleilson Vidinha- Presidente do fórum Municipal de Educação;

  • Lidiane Almeida Guimarães- Diretoria de Ensino;

  • Lucilda Bentes Gomes - Coordenadora da Educação Infantil- SME

INSTITUTO ALCOA

  • Anne Dias– Coordenadora de Assuntos Institucionais.

FUNDAÇÃO ABRINQ

  • Daniela Florio – coordenadora do Projeto Ciranda do Aprender da Fundação Abrinq
09h00 às 10h00
Palestra
A importância do movimento na Educação infantil- Marcia Góes
10h00 às 10h30
Diálogo – Perguntas e reflexões sobre a palestra
10h30 às 11h30
Apresentação das escolas Municipais sobre as experiências e vivências do projeto:
  • EMEI CASTANHAL
  • EMEI MENINO DEUS;
EMEIF FIRMINO GUIMARÃES
  • EMEI SEMENTINHA DO SABER
11h30 às 11h50
Entrega dos certificados
11h50 às 12h00
Encerramento

Fonte: Adriana Souza Silva(Pauta Social), FUNDAÇÃO ABRINQ, INSTITUTO ALCOA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço