Classe C prioriza básicos e segue fazendo a diferença na hora das compras
Dados da Kantar Worldpanel analisam 96 categorias até junho deste ano.
Símbolo máximo da bonança econômica, a classe C não é mais sinônimo de explosão de consumo. Mesmo apostando na racionalização e na seletividade na hora de eleger os produtos que vão entrar no carrinho, essa parcela da população ainda se destaca. De acordo com dados apurados pela Kantar Worldpanel, e que leva em conta 96 categorias, enquanto o volume de consumo total teve um aumento de 1,5% em toneladas, a classe C, sozinha, registrou alta de 3,1% nos últimos doze meses terminados em junho de 2017.
A análise de volume das cestas também revela a força do estrado social em comparação ao resto da população. Destaque para limpeza com 10,1% de crescimento x 8,3 (demais classes), higiene e beleza 5,5% x 4,5% e bebidas 3,9% x 2,3%. Alimentos, que no total apresentou queda de 0,4%, atingiram 1,3% de alta na classe C.
O grande avanço de compradores das categorias na classe C, assim como para o total da população ocorreu de 2009 a 2014.A partir de 2015, o crescimento desacelerou, e algumas categorias perderam penetração.
Entre as categorias que avançaram consistentemente e agora recuam em 2016 e 2017 na classe C, se destacam:
| |||
Penetração %
|
2009
|
2014
|
2017
|
Detergente Líquido Roupa
|
8
|
37
|
36
|
Bolo Pronto
|
33
|
51
|
48
|
Leite Aromatizado
|
55
|
68
|
62
|
Leite Fermentado
|
36
|
50
|
43
|
Cremes e Loções
|
67
|
71
|
65
|
Entre as categorias que seguem se destacando em penetração na classe C estão azeite, requeijão, molho para salada, catchup e cereal tradicional.
Entre as categorias que continuam avançando na classe C se destacam:
| |||
Penetração %
|
2009
|
2014
|
2017
|
Azeite
|
28
|
42
|
48
|
Requeijão
|
51
|
60
|
65
|
Molho para Salada
|
7
|
9
|
17
|
Catchup
|
57
|
61
|
65
|
Crereal Tradicional
|
72
|
72
|
76
|
Sobre a Kantar Worldpanel
A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.
Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.
Sobre Kantar
A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30.000 colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.Para mais informações, acessewww.kantar.com.
Fonte: Kantar
Nenhum comentário
Postar um comentário