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Classe C prioriza básicos e segue fazendo a diferença na hora das compras


Dados da Kantar Worldpanel analisam 96 categorias até junho deste ano.

Símbolo máximo da bonança econômica, a classe C não é mais sinônimo de explosão de consumo. Mesmo apostando na racionalização e na seletividade na hora de eleger os produtos que vão entrar no carrinho, essa parcela da população ainda se destaca. De acordo com dados apurados pela Kantar Worldpanel, e que leva em conta 96 categorias, enquanto o volume de consumo total teve um aumento de 1,5% em toneladas, a classe C, sozinha, registrou alta de 3,1% nos últimos doze meses terminados em junho de 2017.

A análise de volume das cestas também revela a força do estrado social em comparação ao resto da população. Destaque para limpeza com 10,1% de crescimento x 8,3 (demais classes), higiene e beleza 5,5% x 4,5% e bebidas 3,9% x 2,3%. Alimentos, que no total apresentou queda de 0,4%, atingiram 1,3% de alta na classe C.

O grande avanço de compradores das categorias na classe C, assim como para o total da população ocorreu de 2009 a 2014.A partir de 2015, o crescimento desacelerou, e algumas categorias perderam penetração.

Entre as categorias que avançaram consistentemente e agora recuam em 2016 e 2017 na classe C, se destacam:
Penetração %
2009
2014
2017
Detergente Líquido Roupa
8
37
36
Bolo Pronto
33
51
48
Leite Aromatizado
55
68
62
Leite Fermentado
36
50
43
Cremes e Loções
67
71
65

Entre as categorias que seguem se destacando em penetração na classe C estão azeite, requeijão, molho para salada, catchup e cereal tradicional.

Entre as categorias que continuam avançando na classe C se destacam:
Penetração %
2009
2014
2017
Azeite
28
42
48
Requeijão
51
60
65
Molho para Salada
7
9
17
Catchup
57
61
65
Crereal Tradicional
72
72
76

Sobre a Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a Kantar Worldpanel inspira decisões de sucesso de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.

Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3.500 funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros.

Para mais informações, por favor, entre em nossa página: www.kantarworldpanel.com/br



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Fonte: Kantar

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