Breaking News

Festival Amazônia Mapping 2017 abre inscrições para oficinas de arte e tecnologia em Santarém


Inédito na região, o festival promove duas oficinas ministradas por artistas de trajetória internacional. Programação traz ainda shows e projeções de obras inéditas no Solar Barão de Santarém.

O Festival Amazônia Mapping (FAM) 2017 oferta duas oficinas de arte e tecnologia em Santarém, município do oeste do estado onde o projeto aporta pela primeira vez. Artistas com trajetória internacional ministrarão os laboratórios criativos que abordam desde tópicos básicos do mapping a temas como criação de projeções interativas. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do evento (www.amazoniamapping.com).

A programação será realizada em Belém pela terceira edição, de 22 a 25 de novembro, com projeções inéditas na fachada do Palácio Antônio Lemos e shows a céu aberto. Santarém recebe o Festival de 28 de novembro a 1º de dezembro, com projeções no Solar Barão de Santarém e música na orla. A programação completa também está disponível no site do FAM.

O vídeo mapping é uma das técnicas visuais mais inovadoras da atualidade, uma forma de projeção audiovisual que, aplicada a grandes estruturas, como edifícios e monumentos, permite que as imagens interajam com a arquitetura onde são exibidas, num resultado visual impactante e surpreendente. É como se a imagem “se dobrasse” sobre as superfícies, criando ilusões e distorções na arquitetura. 

Vanguarda na região Norte do país, o FAM coloca a Amazônia na rota do mapping mundial. “É um projeto que busca a descentralização da produção e circulação de obras artísticas no país. Se propõe não somente a ser uma mostra de trabalhos de arte e tecnologia, mas tem um caráter formativo também, à medida que o projeto tem um forte pilar de instrumentalização da prática e do pensamento em arte e tecnologia, através das suas oficinas, todas gratuitas e destinadas a artistas, estudantes e público local”, diz Roberta Carvalho, artista visual, idealizadora e curadora do Festival, promovido pela 11:11 Arte, Cultura e Projetos.           

A edição 2017 do Festival Amazônia Mapping conta com o patrocínio da Vivo via Lei de Incentivo à Cultura SEMEAR, e do Boulevard Shopping, via Lei de Incentivo à Cultura Tó Teixeira.

Oficinas

Em Santarém, as oficinas serão ministradas na Biblioteca Paulo Rodrigues, localizada na Casa da Cultura, de 28 a 30 de novembro. Entre os convidados, o catarinense Leandro Mendes, o VJ Vigas, que é um dos maiores nomes do mapping no Brasil. 

Ele vai ministrar a oficina “Técnicas básicas de vídeo mapping”. “Os alunos terão a oportunidade de conhecer o princípio básico de um projeto utilizando a técnica do vídeo mapping, processos de produção de conteúdo, a base técnica e prática de mapeamento utilizando softwares específicos”, explica Vigas.

O artista paraense Luan Rodrigues também irá compartilhar sua experiência de audiovisual. Seu trabalho parte de elementos coletados em vivências junto a etnias indígenas da região amazônica. Luan combina grafismos, imagens e sons da cultura da floresta com batidas eletrônicas. A proposta será apresentada na oficina “VJing para performances audiovisuais”, destinada a interessados em desenvolver vídeo projeções interativas para espetáculos musicais.

Luan já trabalhou na concepção visual de artistas como Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Na oficina, ele vai abordar as técnicas de criação audiovisual ao vivo para espetáculos, combinando banco de imagens e música. 
Serviço

Festival Amazônia Mapping 2017, em Santarém. Oficinas dias 28, 29, 30/11. Inscrições no site do festival www.amazoniamapping.com. Apresentações artísticas dia 1/12, na Orla de Santarém - Solar do Barão de Santarém. Programação gratuita. 


Fonte: Gi Soter

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço