Breaking News

Publicação revela outros ângulos da região de Santarém

A Imprensa Oficial do Estado (IOE) abre sua participação no X Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, em Santarém - do qual é uma das patrocinadoras - com o lançamento do livro “Viagem a Santarém”, do professor, pesquisador e escritor Paulo Maués Corrêa. O evento neste domingo, 26, às 18h, no estande da autarquia.

Segundo o autor, o livro seria “um simples diário de viagens”, mas acabou transformado em um estudo mais profundo. “Articulei meus registros com outras fontes para delinear melhor um retrato daquilo que eu havia presenciado e traçar um perfil mais significativo das comunidades com as quais tive maior contato: Bom Futuro, São José e Vila Brasil”, observou.

Rodrigo de Souza Wanzeler, doutorando em antropologia, que assina o prefácio do livro, conta que o leitor terá a oportunidade de “mergulhar, tal qual um boto no entorno de uma embarcação, no dia a dia das Vilas Brasil, São José e Bom Futuro, comunidades pertencentes ao grande município de Santarém, conhecendo um tanto de suas lendas e crendices, bem como de alguns fatos e de seu folclore”. Para ele, Paulo Maués faz uma coerente ligação do que vê e ouve com coisas que, teoricamente, já entrara em contato, fazendo de sua obra um grande mosaico em que as observações empíricas e teóricas se imbricam.

Corrêa conta que mais do que escrever, o que mais chama sua atenção é o hábito da observação. Nesse sentido ele mantém todos os sentidos aguçados, “a fim de captar os detalhes daquilo que me cerca”, destaca. E alerta desde já, que muito ainda ficou por ser dito. “Há sempre algo que nos escapa ou que julgamos desnecessário ou simplesmente não conseguimos costurar de modo a contento no corpo do texto”, explica.

Serviço:
Viagem a Santarém
Data: 26 de novembro de 2017
Hora: 18h
Local: Salão do Livro do Baixo Amazonas

Fonte: Imprensa Oficial do Estado-IOE

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço