Breaking News

Workshop sobre o uso do iGest no Sistema Hórus reunirá gestores dos TRTs em Belém (PA)


Nos próximos dias 03 e 04 de setembro a Presidência e a Corregedoria-Regional do TRT da 8ª Região promoverá, com o apoio da COGES e de diversas áreas do Tribunal, um workshop nacional sobre o módulo de utilização do iGest no Sistema Hórus.

Nos próximos dias 03 e 04 de setembro a Presidência e a Corregedoria-Regional do TRT da 8ª Região promoverá, com o apoio da COGES e de diversas áreas do Tribunal, um workshop nacional sobre o módulo de utilização do iGest no Sistema Hórus, tendo como público os representantes dos demais Tribunais Regionais do Trabalho, que estão enviando magistrados e servidores para conhecimento detalhado da metodologia de utilização do sistema, criada pela equipe de técnicos do TRT8.

O Índice Nacional da Justiça do Trabalho (IGest) vem se consolidando como um indicativo importante para análise de desempenho das Varas do Trabalho de todo país. O índice, criado pela Corregedoria-Geral, analisa ao todo de 7 meso-indicadores, 13 indicadores e o desempenho das Varas em indicadores como acervo e celeridade, e é medido de acordo com as 17 variáveis  que envolvem esses indicadores.

Na primeira lista do índice, que levou em consideração todo o ano de 2017 e foi divulgada em fevereiro pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, o TRT8 tinha 16 Varas entre as 100 melhores do país e 3 entre as 10 melhores. Na última divulgação, que considerou o desempenho de abril de 2017 a março de 2018, agora com a 8ª Região possui 4 varas entre as 10 melhores do país no IGest, um ótimo desempenho para o TRT8.

Essa melhora se deve em função do desenvolvimento do módulo do IGest dentro do sistema Hórus, coordenado pela COGES do TRT8, a pedido da Corregedoria Regional. O Hórus é a ferramenta criada pelo TRT da Paraíba, que permite que magistrados e servidores acompanhem o desempenho da Vara; com a integração do IGest a ele, ficou mais fácil identificar os pontos possíveis de melhora nas Varas, e atuar sobre eles. 

Corregedor-Regional do TRT8, o desembargador Walter Paro afirma que o índice é mais um indicativo de gestão das unidades e permite às Varas o acompanhamento de seu desempenho. “Para nós, o resultado é mais importante que o ranking. O bom resultado no IGest foi consequência do bom trabalho desenvolvido, tendo como objetivo o cumprimento das metas nacionais e regionais. Por meio do IGest podemos identificar as Varas do Trabalho com bom desempenho e extrair delas boas práticas que levaram a esses resultados, independente das dificuldades, e verificar quais são as que merecem mais atenção”, ressaltou o magistrado. 

Com a ampliação da correição integrada, que observa os resultados encontrados nas varas para então observar as ações, a Corregedoria Regional passou a atuar de forma sistêmica e em conjunto com as varas, identificando as boas práticas e contribuindo para o compartilhamento de soluções.

No desenvolver desse tipo de abordagem na correição, a observação dos resultados levantados na pesquisa de clima organizacional foram fundamentais, especialmente no que tange ao acompanhamento das metas nacionais e regionais e a efetividade na execução, com preocupação da saúde dos magistrados e servidores.

Em 2018 a Corregedoria vem desenvolvendo o seu papel pedagógico, auxiliando as Varas na melhor gestão, reforçando a importância das ferramentas de gestão, principalmente o Hórus.  O Corregedor-Regional destaca que os atos que estão sendo aplicados na correição são atos preparatórios, ‘’o objetivo tem sido alcançado, uma vez que conseguimos trazer aos servidores uma visão sistêmica, pois o Tribunal está preocupado com o servidor, com o desempenho e qualidade dos serviços e sobretudo, com a sua saúde." 

O Diretor titular da 4ª VT de Belém, Adriano Andrade, ressalta que o clima na vara é muito bom, e que se sentiu acolhido e acredita que, com um bom clima, o serviço é prestado com excelência. “Estávamos passando por uma transição de gestão, ao chegar na vara me senti acolhido por todos os colegas. A harmonia é muito presente e os processos acabam fluindo.”, ressaltou o diretor.

Para Dorilene Pinheiro, diretora substituta da 4ª VT, “o clima organizacional é resultado das relações com nossos colegas, família e trabalho.O bom é se sentir bem e saber que você é reconhecido pelo que faz. Tudo isto agrega para um bom clima. Quando estamos alinhados com mente corpo e espírito, o trabalho sempre será satisfatório”.

A Psicóloga Úrsula Gomes, da Secretaria de Gestão de Pessoas, destaca a importância de um bom clima organizacional no tribunal e a preocupação com a saúde dos servidores. “Um bom clima organizacional é fundamental para um bom funcionamento. Sem harmonia, sem respeito, sem comunicação, não podemos dizer que isto é clima organizacional. Eu espero que com algumas mudanças que estão sendo realizadas nas varas, como por exemplo, a mudança física das varas de Belém, reforce a união o espírito de cooperação, o compartilhamento de boas práticas e um clima agradável nas varas do Trabalho”, destacou a Psicóloga.

Os resultados obtidos pelo TRT8 e seu processo de trabalho foi objeto de apresentação feita pelo coordenador da COGES do TRT8, Rodopiano Neto, na 2ª Reunião de Análise da Estratégia da Justiça do Trabalho, realizada no início do mês, em Brasília, e chamou atenção de todos os Regionais presentes, que estão enviando seus representantes para o Workshop que será realizado no início de setembro.

Quase todos os Regionais já confirmaram presença e alguns estão vindo com representantes de áreas diversas, como Presidência, Corregedoria, gestão estratégica e informática.

Acompanhe a programação, clique aqui.



Serviços:

Workshop Nacional Módulo IGEST- Sistema Hórus

O evento será transmitido pelo link do auditório on line.

Inscrições: 23/08 á 03/09

Realização: 03/09 e 04/09

Inscrições: Portal Menthor

Inscrições: Portal Menthor
WhatsApp Facebook Twitter Google+

Fonte: Workshop sobre o uso do iGest no Sistema Hórus

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço