Breaking News

Prefeitura de Santarém entrega Cemei à grande área da Nova República


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou nesta sexta-feira (17) o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Maria Raimunda Pereira de Sousa, na grande área da Nova República. O Cemei é do tipo B e tem capacidade para atender 224 alunos, crianças de 1 ano e 3 meses a 5 anos de idade, nos períodos integral e parcial. A grande área é formada pelos bairros Nova República, Vitória Régia, Ipanema e Bela Vista.

Durante a solenidade de entrega da Cemei, o prefeito Nélio Aguiar disse que a obra é fruto de um trabalho em equipe e representa o uso correto dos recursos públicos. O prefeito destacou ainda a entrega de diversas obras para atender a educação infantil em Santarém. Algumas já entregues e outras em andamento em outros bairros. Ele destacou ainda seu empenho na luta por recursos para mais investimentos na Educação. Lembrou da conquista em Brasília quando solicitou ao Ministério da Educação o complemento dos recursos para a conclusão da creche do Residencial Salvação e o Ministério ordenou a liberação dos recursos para a conclusão da obra. De acordo com o prefeito, em vez de seis milhões a prefeitura de Santarém vai receber 12 e com esse recurso serão construídas duas escolas e duas creches. Além disso, na mesma viagem, ainda conseguiu mais 8,5 milhões para a construção do Sistema de Tratamento e de Abastecimento de Água da Vila de Alter do Chão.

Muita festa durante a entrega da nova instituição de educação infantil.
Nélio lembrou ainda da ampliação das salas de aula da comunidade de Perema que já foram entregues aos moradores. Além disso, a prefeitura está perfurando poço profundo para atender a carência de água dos moradores do bairro do Amparo. Destacou a inauguração do laboratório moderno, todo automatizado do Hospital Municipal de Santarém. Somando-se a isso, os investimentos feitos na cozinha do hospital e dentro de pouco tempo será implantado um Banco de Sangue, para que o produto seja armazenado no próprio Hospital, o que vai contribuir com a celeridade do atendimento das pessoas.


O prefeito Nélio também informou que as obras da orla de Santarém, que é um dos maiores investimentos já feitos nesse setor, está dentro do cronograma e em breve será entregue à população. Falou ainda sobre a busca de recursos para o anel viário da grande área da Nova República, que está dependendo dos transmites burocráticos junto ao Governo Federal. Registrou também que foi ao governo do estado solicitar apoio, mas conseguiu a liberação de apenas 150 mil reais, um recurso mínimo se comparado aos 20 milhões liberados ao município vizinho.


O prefeito finalizou o seu pronunciamento reforçando o pedido para que a comunidade de Nova República cuide bem do prédio, dos equipamentos e das crianças atendidas pelo Cemei, para que tenha durabilidade e, assim, em vez de revitalizar no futuro o mesmo prédio, o governo municipal possa atender outras comunidades com a construção de novas unidades.

A Secretária Municipal de Educação Mara Belo agradeceu as lideranças políticas e comunitárias da Nova República, a sua equipe de trabalho, aos colaboradores do município e ao prefeito Nélio Aguiar pelo seu compromisso com a educação do município de Santarém.

Mara Belo, secretária de Educação de Santarém.
Sobre o Centro Municipal de Educação Infantil, Mara Belo destacou a importância pedagógica para uma educação adequada às crianças. Segundo ela, trata-se de um espaço, de um universo educacional onde as crianças terão a possibilidade de conviver com a diferença, estimular a participação, com o meio ambiente e conhecer-se. Quanto à educação infantil, a unidade conta com uma dimensão mais ampla, que vai desde a expressão corporal mais simples até o desenvolvimento cognitivo.

Mara Belo esclareceu que o Cemei da Nova República é uma unidade do tipo B, com capacidade para atender 224 alunos, com turmas de berçário I e II; maternal I e II e pré-escola. Inicialmente, serão 158 alunos que vão migrar do prédio antigo. Explicou ainda que o prédio no total dispõe de 10 ambientes, distribuídos em salas de aula e espaços pedagógicos.


Mara Belo disse que a gestão municipal é movida por compromisso e ação e o prefeito Nélio Aguiar tem mantido esse compromisso com o município e, em espacial, com a educação. "Esse é um momento muito especial para nós que fazemos parte do governo, mas é Deus quem escolhe as estrelas que devem brilhar e hoje quem brilha são as 224 crianças que serão atendidas por esta unidade", enfatizou.

A Secretária de Educação disse ainda que em breve a equipe do prefeito Nélio Aguiar estará retornando à Nova República para entregar à comunidade o ginásio coberto, pois, segundo Mara Belo, a construção já está em fase de conclusão.


A vereadora Maria José Maia (DEM) lembrou que uma de suas atribuições é fiscalizar as ações do executivo e para quem fiscaliza as obras construídas pelo município, a entrega do Cemei da Nova República exprime uma enorme satisfação. "Pois aqui se percebe que o planejado foi executado em sua totalidade". A vereadora, que também é professora, destacou ainda que a execução correta desses projetos significa muito mais que uma obra bonita e moderna, uma vez que esses ambientes vão atender a base da educação e isso é muito importante, para a continuidade dos estudos das gerações futuras.


Maria José lembrou também que projetos semelhantes ao que foi entregue vão atender aos moradores dos bairros Uruará, Área Verde, Amparo, Alvorada, Cipoal, Caranazal e Diamantino.


O vereador Rogélio Cebuliski que é morador da grande área da Nova República disse que a alegria da coordenadora da creche e dos colaboradores da unidade era a mesma da comunidade em receber uma obra moderna e de qualidade. O vereador agradeceu e elogiou o prefeito Nélio Aguiar por ter se empenhado para a conclusão de uma obra que iniciou no dia 26 de março de 2015 e, que ficou parada, por algum tempo. Lembrou ainda da professora Marilza Serique que estava como técnica na época e que efetivou o projeto que deu origem aquela creche. Gaúcho também manifestou agradecimento aos familiares da professora Maria Raimunda Pereira de Sousa, que cedeu o nome dela como patronesse da unidade.


A coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil, Maria Raimunda Pereira de Sousa, professora Janice Sousa Diniz agradeceu ao prefeito Nélio Aguiar e demais autoridades presentes pelo grande feito. Em seguida, lembrou que ao chegar para trabalhar em Nova República já havia um sonho da comunidade. Juntou-se a essas lideranças e foi para a rua pedir voto ao médico Nélio Aguiar, que naquela ocasião era candidato a prefeito de Santarém, pois almejava por uma nova gestão municipal.

Janice disse que sonhava sair do prédio antigo que atendia aproximadamente 150 crianças e dobrar o atendimento, mas em um local digno à prática de uma educação de qualidade. Ela se referiu à construção que estava parada e que seria a realização do sonho das crianças, dos pais e dos profissionais que trabalhavam no prédio antigo.

Janice quebrou o protocolo da solenidade e fez questão de agradecer além das autoridades, das lideranças do bairro, cada um dos profissionais que forma a sua equipe de trabalho, desde o porteiro até os professores e os pedagogos.


Janice emocionou-se e emocionou os presentes quando registrou que à noite anterior a da inauguração do prédio esteve no local acompanhada da Secretária Mara Belo até altas horas da noite, com objetivo de acompanhar, motivar e ajudar efetivamente os operários, para que todo ajuste fosse feito e que tudo estivesse realmente concluído para a inauguração no dia seguinte. Janice, finalmente, pediu a todos que ficassem em pé para fazer uma homenagem ao prefeito e aos presentes, com a música Asa Branca de Luiz de Gonzaga.


A representante dos pais na solenidade de inauguração, Roseli Picanço, disse que se sentia grata a Deus e ao Prefeito Nélio Aguiar pela conclusão da obra. Segundo ela, não poderia deixar de registrar o sofrimento, de vinte anos passados, enfrentado pelos pais e pelas crianças ameaçadas no inverno pela chuva e no verão pelo forte calor. "Mas com a chegada da professora Janice Diniz, movida pelo trabalho e pelo compromisso com a educação, ela motivou ainda mais as nossas lideranças para lutar pela conclusão do Cemei que ora está sendo entregue", ressaltou.

Roseli, na condição de representantes dos pais, agradeceu o benefício e a luta de todos que se empenharam com esta finalidade, pois os resultados vieram com ajuda de muita gente, a exemplo do prefeito Nélio Aguiar, professora Janice, Gaúcho, Ferrete e tantos outros.


A representante dos pais também pediu a todos que tenham cuidado e zelo com o prédio e os equipamentos que estavam sendo entregues à comunidade, que tudo fosse bem conservado, para garantir maior durabilidade. "Vamos cuidar e zelar, pois o prédio não é do prefeito e sim da comunidade. Então todos precisam se responsabilizar pela preservação deste patrimônio, que foi conquistado com o trabalho e esforço de muita gente", concluiu.

O presidente da Associação de Moradoradores da Nova República, Pedro Raimundo Ferreira, conhecido como Ferrete, avaliou positivamente a entrega do Cemei. Raimundo lembrou ainda que a construção da nova unidade educacional da Nova República estava paralisada, mas depois de novas negociações com a gestão municipal que também estava muito comprometida com o projeto, os trabalhos foram retomados. "Coube então a nós manter um diálogo permanente com os responsáveis pela construção, fazendo um bom acompanhamento do andamento da obra até ser concluída", afirmou.

Para Raimundo Ferreira, a entrega do Cemei do bairro foi mais que uma obra inaugurada pelo prefeito Nélio Aguiar, mas, sobretudo, foi o resultado de uma luta de diversas lideranças, por um espaço educacional infantil de qualidade as crianças, em mais duas décadas.


Fonte: Prefeitura de Santarém entrega Cemei

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço