Breaking News

Roda de conversa debate turismo da Serra do Saubal


Encontro faz parte do "Projeto Além da Escola" e reuniu Secretário de Turismo com alunos da Escola Estadual Júlia Passarinho.

O Secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, foi convidado pelos alunos do terceiro ano da Escola Estadual Júlia Passarinho, para uma "Roda de Conversa" sobre a Serra do Saubal e sua potencialidade turística. O encontro aconteceu em uma das salas do educandário e faz parte do "Projeto Além da Escola", que há oito anos acontece na instituição e tem como objetivo tirar o aluno do ensino tradicional da sala de aula para conhecer outros lugares e fazer abordagens de temas que envolvam a sociedade e meio ambiente para aplicabilidade na prática de conceitos aprendidos em sala de aula.

De acordo com a professora de biologia e química e também coordenadora do projeto, Tatiana Pereira da Silva, o convite partiu após uma visita dos alunos a Serra do Saubal, em 25 de agosto, para conhecer a importância do local como ponto turístico de Santarém. "No último dia 25 de agosto, a escola esteve presente na Serra do Saubal, por meio do projeto, onde foram trabalhados vários conteúdos nesta visitação tais como qual a importância do Esporte e Lazer na área, como é a área geográfica e populacional e a segurança ao entorno da Serra, a ocupação desordenada e a importância da atividade turística para o local. Hoje os alunos estão conversando sobre este último tema", explicou.

A Professora falou ainda que durante a visita os alunos entrevistaram moradores que após análise das informações farão uma qualificação dos dados coletados e uma socialização dos resultados para a comunidade escolar e também para os moradores do entorno da Serra.


O aluno do terceiro ano do ensino médio, Davi Silva de Sousa, ressaltou que a Roda de Conversa foi de grande valia para o entendimento dos alunos quanto a importância da Serra do Saubal como atrativo turístico. "Foi muito proveitosa, para a gente é de suma importância, pois adquirimos conhecimento sobre o que está sendo feito pela Secretaria de Turismo na Serra do Saubal. O objetivo do nosso trabalho, além de contribuir no aprendizado da escola e sobre o turismo santareno, é saber qual a importância do turismo na Serra, quais são as necessidades para efetivá-la como ponto turístico, uma vez que é de grande importância em Santarém pela vista exuberante da cidade."

Na ocasião, Diego Pinho reiterou o compromisso do governo municipal em potencializar os atrativos turísticos do município como a Serra do Saubal. "Estamos aqui porque temos um grande interesse em dar visibilidade a Serra do Saubal. Sabemos dos grandes desafios para tornar efetivamente o Saubal um atrativo turístico. Estamos dialogando entre as secretarias do governo, com os empreendimentos e moradores do entorno da Serra, para juntos desenvolvermos ações para tornar o Saubal uma referência de turismo sustentável. A primeira atividade foi a de limpeza, em que doze caçambas coletaram doze toneladas de lixo do local. Faremos ainda mais, inclusive a recuperação do acesso", explicou.

O Secretário informou ainda que representantes do Ministério do Turismo (Mtur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) do Pará, já estiveram em visita a Serra para orientar quanto a elaboração de políticas públicas no local. Esclareceu também que é necessário fazer parcerias com entidades que trabalham a questão ambiental, pois um dos desafios é sensibilizar a população que o Saubal não é um depósito de lixos e entulhos. Por fim, o secretário afirmou que já está em busca de parceiros para o trabalho de reciclagem, dentre outros cursos, para a construção do Turismo de Base Comunitária, para dar sustentabilidade a atividade turística da Serra do Saubal.

Fonte: Turismo da Serra do Saubal

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço