Breaking News

Atividades sobre o meio ambiente conscientizam idosos e jovens do SCFV


Aproximadamente trinta usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República participaram na manhã desta sexta-feira (31) de uma caminhada ecológica. Com bastante disposição, todos devidamente protegidos com chapéus e luvas realizaram a limpeza e coleta de lixo das principais ruas do bairro.

Magda Diniz, 76, usuária do Cras Nova República
Magda Diniz, 76, usuária do Cras Nova República disse que descobriu o centro há pouco tempo, mas a partir do momento em que foi ao local, gostou. "Participar diariamente das atividades ofertadas do centro é muito bom. 

Quando saio de casa, levo meu saquinho na bolsa para guardar o lixo que produzo no dia a dia. A gente não pode esquecer certas coisas e devemos orientar os jovens também. Na verdade não há idade para se educar e aprender. A vida é um total aprendizado", contou feliz a usuária.


Os idosos também assistiram a apresentação de teatro encenada pelos colaboradores do Cras, "Lixo amontoado, rato assanhado", uma forma de despertar a importância de manter o planeta limpo e orientar quanto a doenças que podem ser evitadas através dos cuidados com água tratada, quintais e ruas limpas e também de ressaltar que o lixo deve ser descartado de forma adequada em uma lixeira.

O grupo de idosos foi acompanhado pela técnica de referência do SCFV Alinny Lobato dos Santos que destacou o objetivo da ação. "Essa atividade externa faz parte do nosso calendário anual contemplando o tema Meio Ambiente. Os idosos ficaram surpresos com a quantidade de lixo que coletaram. A intenção foi de conscientizá-los sobre esse tema, destacando a preservação do meio ambiente e orientá-los para não jogar lixo nas ruas, assim estarão mantendo a cidade limpa".


Quem também participou de uma ação de conscientização foram os adolescentes de quinze a dezessete anos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santana, também do SCFV. Eles assistiram um vídeo sobre a "Preservação da terra e a conscientização humana", participaram de uma roda de conversa sobre o tema, realizaram elaboração de placas com materiais recicláveis, plantações de hortaliças e plantas frutíferas nos arredores do Centro.

"É importante levar orientações para todos os nossos usuários, quanto mais pessoas estiverem informadas mais consciência será gerada para o não prejuízo do meio ambiente. Eles serão os multiplicadores de que não se deve jogar lixo por aí", observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) consiste em um serviço complementar ao trabalho social com as famílias realizado por meio do PAIF. Tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes valorizando o sentido da vida coletiva.

O SCFV é organizado em grupos de acordo com a faixa etária: crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos; adolescentes, de 15 a 17 anos; pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos.

Fonte: Atividades, Meio Ambiente, Conscientização, Idosos, Jovens do SCFV

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço