Breaking News

Mais de duas mil crianças são imunizadas no dia "D" de vacinação contra o Sarampo e Poliomielite

Quase três mil crianças imunizadas num único dia.

O dia "D" de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, que aconteceu neste sábado(18), transcorreu tranquilo em todas as 71 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santarém. Mais de duas mil e oitocentas crianças foram imunizadas.

Dayane Lima, secretária de Saúde: prevenção.
A Secretária Municipal de Saúde, Dayane Lima, fez a abertura da campanha na UBS do bairro Floresta e aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia. 

" É importante que os pais mantenham a caderneta de vacina de seus filhos em dia, pois estamos vivendo um momento delicado no Brasil, com o surto de sarampo em alguns Estados. A vacina pode proteger as crianças contra as doenças e ainda ajudar a família a se manter saudável", ressaltou a secretária.


A meta total é vacinar 23.750 crianças do grupo prioritário, que engloba crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade, durante a campanha de vacinação que começou no dia 23 de julho e vai até 31 de agosto. Para isso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mobilizou servidores e parceiros para imunizar durante o dia "D" de vacinação, mais 6 mil crianças.

O coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), João Alberto Coelho, avalia a campanha de forma positiva. "Santarém é um dos poucos municípios brasileiros que está conseguindo alcançar a meta de vacinação. A procura pela vacina está dentro do esperado, os pais estão atendendo ao nosso chamado e levando seus filhos para vacinar, lembrando que a campanha continua até o dia 31, portanto quem ainda não tomou a vacina pode procurar qualquer unidade de saúde e se imunizar", concluiu o coordenador.

Mães prestigiaram solenidade do Dia 'D': vacinação.
Durante todo o dia de hoje, 2.807 crianças foram vacinadas. No total, 12.065 já receberam a vacina desde o início da campanha, o que representa 51,64% do total de crianças a serem imunizadas.


Até agora não existe nenhum caso de sarampo confirmado em Santarém. Estão sendo investigados 29 casos suspeitos, em pacientes das cidades de Mojui dos Campos, Belterra e Manaus.

Sobre o sarampo
O Sarampo é uma doença infecciosa causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, o qual é chamado de Morbillivirus.

Geralmente, ela atinge bebês e crianças de até 5 anos que não tomaram a vacina.

As pessoas infectadas apresentam manchas avermelhadas que começam no rosto e se espalham pelo corpo. O diagnóstico da doença é feito através do exame de sangue.

Também pode aparecer em adultos, e se não for tratada pode acarretar outras complicações como pneumonia, conjuntivite, cegueira, convulsões, diarreia, infecções no ouvido e respiratórias, encefalia e lesão cerebral. No pior dos casos, ele pode levar o paciente à morte.


Fonte: Vacinação, Dia D

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço