Breaking News

Segunda Jornada de Oportunidade Profissional do Creas inicia com curso de Formação de Barbeiros


A abertura da Segunda Jornada de Oportunidade, cujo tema é "Oportunidade Sem Medidas" do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social iniciou na tarde desta segunda-feira (6), no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com o Curso de Formação de Barbeiros ministrado por Carlos Alberto Moura.

O evento contou com a presença da Juíza da Vara da Infância e da Juventude, Josineide Gadelha Pamplona de Medeiros; da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Marileuda Cunha; da Controladora do Município, Roberta Merabeth que na ocasião representou o Prefeito Dr. Nélio Aguiar; da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; da Coordenadora da Proteção Social Especial, Adriana Encarnação; da coordenadora do Creas, Islaine Daniele Pimentel e também de um dos jovens que cumpre medida sócio educativa.


Na ocasião, o jovem agradeceu em nome dos demais colegas a oportunidade de aprender um ofício para capacitá-los para o ingresso no mercado de trabalho.

A doutora Josineide Gadelha aproveitou para destacar e avaliar a importância do trabalho realizado pela equipe do Creas. "A abertura do evento seguida do início do curso de profissionalização de barbearia representa um momento significativo durante o cumprimento das medidas sócioeducativas em meio aberto. Efetivamente essas medidas têm um cunho responsabilizador do adolescente em razão das consequências de seus atos, mas também de promovê-lo para uma nova trajetória de vida e nada melhor do que promovê-los através da profissionalização dando oportunidades para que eles demonstrem na prática e no dia a dia que estão mudados em sua ação e que se responsabilizaram pelo que fizeram e que a partir de então podem contribuir com a sociedade de uma forma diferente."



A Secretária Celsa Brito também destacou que a Semtras têm ampliado o atendimento da secretaria. "Desde o começo temos procurado fazer um pouco além do que tem sido necessitado e procurado acolher a demanda dos adolescentes que cumprem as medidas. As oficinas são uma forma de tentar incluí-los na sociedade. 

O importante é acreditar em nós mesmos e não desperdiçar esse apoio que está sendo colocado para esses jovens. Agradecemos nossos parceiros como o Seu Carlos ministrante do curso de Formação de Babeiros, o Comdca pelo apoio, que inicia esse importante momento e os demais parceiros que estarão conosco até o encerramento da Segunda Jornada". A Secretária também pediu para que os familiares acompanhem de perto os socioeducandos nesse momento de oportunidade para que possam sentir-se amparados e incentivados na mudança.

Islaine Daniele Pimentel, coordenadora do Creas contou que os cursos ofertados na Segunda Jornada de Oportunidades: Formação de Barbeiros, Mecânica de Motos, Refrigeração Comercial, Estética e o curso de Eletricista Predial Industrial atendem o interesse dos jovens. 

"Quando recebemos os jovens para o cumprimento das medidas o ouvimos sobre o que gostariam de fazer. Nós realizamos uma oficina vocacional e também junto à necessidade do mercado para que eles possam ser inseridos o mais rápido possível. Ao final da Segunda Jornada em novembro estaremos beneficiando mais de 60 jovens. Este ano já oportunizamos a emissão de 38 carteiras de trabalho para os jovens que cumprem medidas no centro".


O Curso de Formação de Barbeiros será ministrado por duas semanas no auditório da Semtras de segunda a sexta-feira, das 14h ás 17h30, até o dia 18 de agosto para 10 jovens. No dia 20 deste mês uma nova turma terá início com mais 10 socioeducandos.

Fonte: Segunda Jornada de Oportunidade Profissional do Creas

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço