Breaking News

Santarém participa de Encontro do Projeto Família e Cidadania

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) participou do Encontro do projeto Família e Cidadania: pilares para inclusão que ocorreu no auditório do Centro Regional do Baixo Amazonas. Participaram os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Programa Família Acolhedora (PFA) e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). A realização do evento é do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), em parceria com a Rede do Plano Existir do município e a Prefeitura de Santarém. O projeto objetiva fortalecer ações para inclusão da pessoa com deficiência e o terceiro setor na região.

Secretária Celsa Brito representou o prefeito Nélio Aguiar no evento
Na abertura da programação a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, na ocasião representando o Prefeito Nélio Aguiar, deu as boas vindas ao Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) e a rede Existir. "Receber esse projeto em Santarém é de fundamental importância para toda a Rede de Defesa e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em especial para nós da Assistência Social. A capacitação de forma descentralizada oportuniza a participação das equipes técnicas, além de levar em consideração as especificidades das regiões. O nosso objetivo, tanto do NAC como da Prefeitura de Santarém é fortalecer o trabalho com as pessoas com deficiência e também fortalecer a rede".



A Juíza Josineide Pamplona fez a palestra magna e destacou a sociedade inclusiva e os avanços alcançados. Na parte da tarde foram realizadas mesas redondas com a temática da saúde e assistência social. Os participantes interagiram fazendo perguntas sobre os temas, além de descobrirem como acessar alguns serviços prestados no município.


Daniele Khayat, diretora geral do NAC, agradeceu o apoio que tem recebido da Prefeitura de Santarém. "Eu fico tão alegre e feliz por saber quão compreendido é esse projeto Família e Cidadania que nesta edição nós colocamos os pilares da inclusão. Quero agradecer a presença da Celsa Brito como secretária e aqui representando o prefeito. Aproveito para agradecer a parceria na questão da Assistência também. Estamos lá em Belém, mas sabemos o que acontece por aqui, essa relação é importante, seu acolhimento é receptividade aqui no município".

Participaram da mesa a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; o secretário do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, Olavo Neves; Josineide Pamplona, Juíza da Vara da Infância e Juventude de Santarém; Gisele Costa, presidente do conselho estadual dos direitos da pessoa com deficiência e da comissão de proteção dos direitos da pessoa com deficiência da OAB-Pará; e a coordenadora do comitê gestor do Plano Estadual de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência - Existir, Meive Piacesi.

Gabrielle Andrade, mestre em Serviço Social e assessora técnica da Semtras
Gabrielle Andrade, mestre em Serviço Social e assessora técnica da Semtras foi a palestrante destacando a Assistência Social de Santarém e esclareceu sobre os serviços, programas, projetos e benefícios que a Semtras vem promovendo em Santarém para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, e fez também um recorte ao apresentar de forma mais detalhada os dados dos atendimentos e acompanhamentos que as equipes técnicas do Suas estão realizando no tocante ao segmento das pessoas com deficiência do nosso município.


"Na plenária estavam presentes as entidades de/para pessoas com deficiência, técnicos da Rede de Proteção e também várias pessoas com deficiência e foi fundamental reforçar a importância da inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único, não podemos esquecer que tais beneficiários têm o prazo até o final de dezembro de 2018 para realizarem seu Cadastro Único no CAS ou em um dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua residência, estamos com campanhas nas TV's e rádios locais para divulgarmos essas informações, mas espaços como esses são cruciais para disseminarmos tais informes", destacou Gabrielle.

Nesta quarta-feira (29) a programação continuou com apresentação cultural da Apae, exposição de boas práticas e do guia de serviços e fluxo de atendimento de pessoas com deficiência em Santarém.

A tarde aconteceu a primeira edição do Bate-Papo com o Terceiro Setor, o debatido foi "Constituição, Registros e Estatutos de Associações, de acordo com a Lei n° 13.019/2014" com o professor Ian Blois Pinheiro graduado em ciências contábeis pela Universidade Federal do Pará, especialista em auditoria e perícia contábil, coordenador do curso de ciências contábeis da Faculdade da Amazônia e Vice-Presidente do CRC-PA.

Fonte: Encontro do Projeto Família e Cidadania 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço