Breaking News

Como armazenar vídeos 4K


4K para o futuro: Como armazenar esse tipo de vídeo

Hoje em dia é muito fácil acharmos um vídeo feito pelo celular com ótima qualidade e resolução. As câmeras em nossos telefones e tablets ficaram tão nítidas que nossos vídeos parecem prontos para Hollywood (quase). Os vídeos Full HD de 1080p, slow-mo e com filtros divertidos vieram para transformar a filmagem feita pelo telefone, mas nada se compara a filmar em 4K. Existem dois tipos de 4K: 4K UHD (o padrão para televisões e monitores) e 4K (o que você veria no cinema). Em nossa análise, "4K" se referirá especificamente ao primeiro, o formato usado pelos dispositivos móveis.

Uma imagem de 1080p renderiza com 1080 linhas e 1920 colunas. Uma imagem 4K praticamente duplica ambos os números para produzir uma resolução de 2160 x 2840p. Isso resulta em quatro vezes mais pixels totais. A imagem de 1080p que você tinha antes caberia em um quarto de uma tela 4K. Isso significa quatro vezes a nitidez da imagem ao fotografar em 4K, um salto significativo na clareza. Olhe para qualquer comparação entre as duas imagens e você verá que o 4K é muito mais profundo e detalhado - o motivo pelo qual tantos cinegrafistas estão satisfeitos em usar isto.

Naturalmente, isso também significa um salto significativo nos requisitos de memória. É difícil dizer exatamente o quanto isso depende das taxas de frame e da tecnologia de compactação do seu dispositivo, mas algumas estimativas:

·       26 minutos de 4K = ~8GB
·       53 minutos de 4K = ~16GB
·       107 minutos de 4K = ~32GB
·       215 minutos de 4K = ~64GB
·       432 minutos de 4K = ~128GB
(Fonte: SanDisk)
Quem for avaliar as opções de memória dos celulares atuais, é importante saber que o 4K ocupa muito mais espaço no dispositivo móvel do que um vídeo comum. Quem tem um modelo de configuração inferior do telefone, poderá ficar sem memória rapidamente. 
 
A experiência de usar câmeras 4K
 
Todo mundo quer uma TV que suporte 4K. E será muito fácil notar a diferença, pois a melhora de uma imagem a outra é incrível. Além disso, como a densidade de pixels é muito alta, é possível sentar mais próximo da TV e a imagem não ficará pixelada. Isso significa que não é preciso ter uma TV tão grande quanto antes. 
 
 
Editing in 4K

Usar um aplicativo útil como o iMovie para iOS da Apple torna a manipulação desse vídeo 4K intuitiva e fácil, permitindo adicionar rapidamente temas, títulos e transições. No entanto, os arquivos são grandes, por isso, se a edição foi feita em um tablet ou PC mais antigo e deseja fazer o salto 4K (por ser o padrão), talvez seja hora de fazer um upgrade de memória para caber tudo.
O desafio do armazenamento
Então vai ser preciso um lugar para guardar todos estes vídeos grandes. Se for um telefone com baixa capacidade de memória, provavelmente não haverá espaço suficiente. Um item que pode ajudar e muito é ter à disposição uma unidade flash exclusiva para celulares. Por exemplo, os produtos da SanDisk como o iXpand Mini, indicado para telefones Apple ou os cartões de memória e pendrives Ultra Dual Drive ou Dual Drive Type C para modelos Android. Eles não só ajudam a gerir o conteúdo do telefone como permitem gravar vídeos diretamente nestas unidades. Isso significa que é possível ter todos os vídeos em 4K que quiser e o aplicativo ainda garante que o espaço do celular fique livre para outros arquivos importantes.

Fonte: SanDisk

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço