Breaking News

Mais de 20 mil crianças são imunizadas contra sarampo e poliomielite em Santarém


O movimento foi tranquilo na maioria das 71 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Santarém no último dia da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite que terminou nesta sexta-feira (31). No entanto, a vacina vai continuar sendo disponibilizada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS's) do município.

Apesar do surto da doença nos estados de Roraima e Amazonas, em Santarém muitos pais deixaram de levar seus filhos para vacinar o que contribuiu para que o município deixasse de alcançar a meta desejada.

A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar 11,2 milhões de crianças com a meta de alcançar pelo menos 95% delas, mas apenas os estados do Amapá, Rondônia e Pernambuco conseguiram atingir a meta vacinando mais de 95% das crianças. Dez estados, entre eles o Pará, estão abaixo da média nacional com 80% das crianças vacinadas contra as duas doenças.

Em Santarém, desde o início da campanha no dia 23 de julho até hoje, 20.757 crianças foram imunizadas, o que representa 88,84 % da meta que era vacinar 23.750 crianças do grupo prioritário, menores de 5 anos.

Sobre a vacina
As crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra a poliomielite devem ser imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses, receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP).

Com relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose. A vacina faz parte do calendário vacinal e os adultos também podem se vacinar passado o período da campanha.

O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza duas doses para pessoas com idades entre 12 meses e 29 anos. Pessoas até os 49 anos também podem ser vacinadas contra o sarampo na rede pública, porém nesse caso apenas uma dose é administrada.

Casos de Sarampo
Em Santarém dois casos da doença foram confirmados, mas os pacientes vieram de Manaus. Até o momento existem 51 casos de sarampo sob investigação no município. O MS já confirmou 1.553 casos da doença em todo o Brasil e 6.975 permanecem em investigação no país.

Fonte: Imunização contra Poliomielite, Sarampo

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço