Breaking News

Caravana Pop alcança resultado esperado em atendimentos oferecidos no Mercadão 2000


O resultado foi alcançado. A manhã foi produtiva. A Caravana Pop realizou 8 atendimentos técnicos , 17 abordagens sociais, distribuiu 37 pares de roupas, fez 21 consultas de enfermagem, distribuiu 6 kits de higiene bucal, realizou 17 Testes de Glicemia, fez 10 Cortes de Cabelo, verificou 82 pressão Arterial (PA) entre usuários e outras pessoas que passaram pela ação da Caravana Pop. Também foi ofertado café da manhã e almoço, atividade coletiva, orientações técnicas e cadastro de abordagem social. Todos os serviços foram disponibilizados durante a manhã desta sexta-feira (31), na área interna do Mercadão 2000, em Santarém.

Os atendimentos foram todos realizados sob uma estrutura de tendas pelas equipes do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Cabeleireira Lene, Projeto Edificar, parcerias da Caravana Pop do Centro Pop Dom Lino Vombommel, equipamento da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Teve ainda apresentação cultural do cantor Alex Albatroz.

A programação foi alusiva ao dia 19 de Agosto - Dia Nacional de luta da População em situação de Rua, buscando sensibilizar a sociedade quanto à luta desta população em prol de seus direitos e conquistas, principalmente, no âmbito social.

José Argenis e Anna Mariliz: atendimento e gratidão.Um casal de venezuelanos, José Argenis, de 58 anos e Anna Mariliz, 56 anos, usuários do serviço há dois meses e com 7 anos de união trabalhando nas ruas com a venda de artesanato, falaram de como foram atendidos pelo Centro Pop: " A situação financeira e conhecer a cidade nos trouxe para a cá. 

O atendimento é muito bom, a parte da comida é muito boa, a aprendizagem, o apoio, não somente alimentício, mas o atendimento moral, que é muito importante, a conscientização, levantando a moral, pequeno princípio perdido na vida e eles ressaltam. Nós em situação de rua necessitamos mais que profissionalismo, falam conosco, têm paciência, não têm distancia, ajudam, tem vocação para atender. Já passamos por outros Centros que trabalham só por trabalhar. 

Aqui, nós somos bem atendidos. Eles têm vocação, carinho e prestam apoio muito grande para nós", contou José Argenis com a confirmação de Anna.

"A realização da primeira edição da Caravana POP foi muito gratificante, pois, ali, podemos levar serviços socioassistenciais e serviços de saúde à população em situação de rua que não tiveram ainda a oportunidade de ter o acesso aos serviços oferecidos no Centro Pop. 

Nosso objetivo era apresentar à população em situação de Rua de Santarém o Centro e os serviços que o ele oferta, e promover orientações para o acesso à cidadania e aproveitando o movimento fizemos a alusão ao dia 19 de agosto, dia nacional de Luta da população em situação de rua, sensibilizando a sociedade ali presente quanto à luta desta população em prol de seus direitos e conquistas, principalmente no âmbito social", destacou a coordenadora do Centro Pop Dom Lino Vombommel, Glaucya Fiori.

Secretária Celsa Brito acompanhou os atendimentos.A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, esteve acompanhando a ação e parabenizou a equipe do Centro Pop e também os parceiros que levaram atendimentos importantes para essa população em situação de rua. 

"Ficamos felizes com o resultado alcançado nessa primeira ação da Caravana Pop sem esse envolvimento, dedicação da equipe do Centro e o apoio dos nossos parceiros, ela jamais teria sido esse grande sucesso", concluiu Celsa Brito.

O Centro Pop está localizado na Trav. Moraes Sarmento, 800, entre as avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas, Bairro Santa Clara, atende diariamente até 30 pessoas em situação de rua, com acolhimento, espaço para higiene pessoal, alimentação, atividades socioeducativas, acesso ao processo de saúde e documentação, e incentivo a reinserção familiar e comunitária.

Fonte: Caravana Pop

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço