Breaking News

Semana do Empreendedor Individual inicia em Santarém


Evento busca capacitar empreendedores através de oficinas e palestras. Programação, realizada pelo Sebrae, segue até sexta-feira no município.

A 6ª Semana do Empreendedor Individual, realizada pelo Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciou nesta segunda-feira (31) e vai até a sexta-feira  (4), em Santarém, oeste do Pará. O evento tem o objetivo de capacitar microempreendedores já formalizados, além de formalizar microempreendedores individuais. A programação do evento conta com oficinas, palestras e atendimentos individualizados.

No primeiro dia de programação, uma palestra destacou o tema “A importância do cumprimento das obrigações trabalhistas para os empreendedores”. O chefe de inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Santarém, Carlos Edilson Matos, ressaltou a importância de discutir temas relacionados a esse assunto. “Todos os empreendedores, já a partir de um empregado, se eles admitem esses trabalhadores, devem saber que devem cumprir com a legislação trabalhista e previdenciária. Justamente para que seu negócio dê certo e também que não tenha que não tenha prazo curto”.

Para a empresária Jesunita Lopes participar das palestras e oficinas que são ofertadas gratuitamente pelo Sebrae é uma oportunidade para atualizar o conhecimento. “É importante, como nós estamos no mercado que está sempre mudando, a gente tem que estar acompanhando, assistindo palestras, participando de cursos”, comentou.

Até a próxima sexta-feira oficinas, palestras e orientações individuais serão realizadas gratuitamente na sede do Sebrae. “As pessoas podem vir direto ao Sebrae, pegar a programação, as palestras normalmente são a tarde. Mas quero lembrar que durante o horário de expediente estaremos fazendo orientações, com um consultor para atender o empreendedor individual, tirando dúvidas”, informou a analista técnica do Sebrae, Socorro  Gonçalves.

Segundo a analista técnica, as palestras estão abertas para quem quer ser empreendedor e também para quem já é empreendedor individual. As oficinas são especialmente para quem já é micro empreendedor individual (MEI).

Durante o evento, também está sendo realizada a formalização de novos empreendedores. De acordo com a assistente do Sebrae, Poliana Lages, os interessados em formalizar um negócio devem comparecer ao Sebrae com os seguintes documentos: RG, CPF ou comprovante de imposto de renda, comprovante de residência e comprovante do local onde o negócio irá funcionar. “Quem se formaliza como Empreendedor Individual torna-se, um empresário, com direito a CNPJ, emissão de nota fiscal e cobertura previdenciária”, explicou.

Fonte: Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço