Breaking News

CÓDIGOS MALICIOSOS – 1ª PARTE


Os códigos maliciosos também conhecidos como Malwares ou malicius vírus são programas que possuem ações danosas para infectar ou comprometer o funcionamento do seu computador. Cada código afeta e instala de uma maneira a se espalhar no computador.

É cada vez mais difícil identificar e definir esses códigos devido à sua evolução constante.

Os principais tipos de códigos maliciosos são:


Vírus;  
Worms;
Bots; 
Backdoors; 
Cavalos de Tróia ou Trojan; 
Keyloggers ;
Screenloggers;
Spyware; 
Rootkits.


Veja as definições abaixo:

Vírus: é um programa ou parte dele que se espalha, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos dentro do seu computador.
 Worm: Diferente do vírus é um programa que se propaga de computador para computador pelas redes explorando vulnerabilidades nos programas que estão instalados no computador. Afetando o desempenho da rede e do computador. Utiliza todas as informações contidas no computador infectado, como arquivos de configuração e contatos de e-mail.
 Bot: O invasor pode  “atacar o computador”, furtar dados e enviar spam. O computador pode ser controlado de forma remota, sem o conhecimento do seu dono.
Backdoor: Programa que não é notado pelo usuário. Permitindo que ele possa ser acessado no computador invadido de forma remota. Programas como: BackOrifice, NetBus, VNC se mal configurados ou usados podem ser classificados como backdoors.


Cavalo de Tróia: Programa recebido na forma de um “presente” que pode ser um cartão virtual, protetor de tela ou jogo que executa funções maliciosas e sem que o usuário perceba.
No próximo post vou continuar com as definições. 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço