Breaking News

Resgate de bimotor só será concluído pela manhã


Foram quase quarenta dias de agonia e aflição desde que o bimotor Beechcraf Baron decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu cerca de uma hora e 20 minutos depois do piloto ter feito o último contato pelo rádio, nas proximidades de Jacareacanga, no interior do Pará. A aeronave foi localizada na tarde desta terça-feira (22). Um garimpeiro avistou o avião na comunidade de Jaburu, cerca de 15 quilômetros do centro do município.

O avião bimotor tinha a bordo cinco pessoas no momento do acidente: as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, além do piloto Luiz Feltrin. A Força Aérea Brasileira (FAB), confirmou a localização do avião e afirmou ser o bimotor desaparecido há mais de um mês. 

Por conta da dificuldade de acesso, a FAB informou que as equipes de buscas só retornarão na manhã desta quarta-feira (23) ao local onde o avião bimotor estava desaparecido.

A aeronave está quase totalmente submersa. Apenas a parte traseira da aeronave pode ser vista. O avião caiu de bico, e com a força do impacto os corpos das vítimas não ficaram visíveis.

A FAB comunicou que não há informações a respeito das vítimas, mas na cidade já é confirmado que não há sobreviventes.

A FAB informou que irá divulgar uma nota com mais informações ainda na manhã desta quarta (23).

Durante as buscas, uma aeronave da FAB especializada na prospecção de destroços localizou estruturas metálicas em uma região de mata fechada apontada por um garimpeiro como o local onde o bimotor teria sido visto em baixa altitude.

Os destroços, no entanto, pertenciam a um monomotor que caiu em 1988, segundo o Grupamento Aéreo do Estado.

Na época, de acordo com o diretor do Grupamento, Josilei Gonçalves, o piloto -único ocupante da aeronave- sobreviveu à queda. "Os destroços desse acidente aéreo ficaram desaparecidos durante todos esses anos", afirmou Gonçalves. Garimpeiro encontra aeronave desaparecida em Jacareacanga

"Como se trata de uma área de difícil acesso, é praticamente impossível alguém chegar lá sem orientação. Pela manhã isolaremos a área para impedir que curiosos entrem, já que é necessário fazer todos os levantamentos de investigação sobre a queda", explicou o delegado Lucivelto Santos.

Relembre o caso - O bimotor Beechcraf Baron decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu cerca de uma hora e 20 minutos depois do piloto ter feito o último contato pelo rádio. Além das buscas aéreas, voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e indígenas da tribo Munduruku fizeram procuras diárias na mata, já que foram oferecidas recompensas para quem encontrasse algo.

Na aeronave viajavam cinco pessoas: três técnicas de enfermagem: Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin. Uma das passageiras chegou a mandar mensagens de celular a um tio avisando que o avião passava por problemas.

Durante mais de um mês de buscas, a FAB empregou 50 militares na missão de busca, incluindo os do SALVAERO Amazônico; empregou um helicóptero H-60 Blackhawk e aviões SC-105 Amazonas e P-3 Orion na operação, que até o dia 16 deste mês, já haviam voado mais de 200 horas tentando encontrar a aeronave.

PS.


"Nonato Silva informa, "Fiz parte desta incessante busca por trinta e quatro dias. a cada dia que chegávamos sem uma resposta causava-nos frustração, mas, apesar do cansaço, tínhamos a esperança de encontrá-los vivos. hoje, trinta e cinco dias depois, essa angústia chega ao fim"

Apesar do grande aparato da FAB foi um garimpeiro que finalmente encontrou o avião desaparecido. Alguns tentarão puxar a glória para si, tentando se promover. 

Pessoas anônimas se uniram em prol de um objetivo comum. Conheci pessoas valorosas que não buscava glórias, mas sim encontrar as cinco pessoas desaparecidas. Hoje, 22 de abril, dia do descobrimento do Brasil, o Senhor Deus iluminou um homem simples e o guiou até a aeronave. Em nossas buscas passamos a 500 metros do avião. Lamento muito que todos os ocupantes estejam mortos. Mas valeu cada suor derramado, cada esforço de todos os amigos voluntários. Me despeço aqui agradecendo a Deus por cada moimento dessa busca. Agradeço a manifestação de apoio de todos.

FF-- Agora nos resta esperar até a manhã para termos uma resposta detalhada das equipes de buscas sobre o estado real da aeronave e seus tripulantes, tudo que se sabe que estão todos mortos. "


A informação repassadas é que tem uma equipe da FAB no local do acidente e qua amanhã serão feitas as devidas remoções das vitimas desse tragico acidente que mataram 5 pessoas. A FAB não permitiu a aproximação de civil no local do cimistro.


Com informações do DOL/ORM/FSP

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço