Breaking News

Estudantes paraenses do Ciência sem Fronteiras fazem protesto no Canadá



Um grupo de estudantes brasileiros - entre eles, cinco paraenses - do programa Ciência sem Fronteiras realizou um protesto em Toronto, no Canadá, contra a decisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de trazê-los de volta ao Brasil por não terem conseguido a proficiência em inglês. 

O ato aconteceu em frente à prefeitura de Toronto nesta quinta-feira (10) e durou cerca de três horas. Os estudantes encaminharam um documento ao prefeito da cidade, Rob Ford, e ao ministro da Educação da província de Ontario no qual relatam a situação e cobram transparência do Canadian Bureau for International Education (CBIE), parceiro da Capes no país.

O estudante paraense Rodrigo Perez é um dos alunos que acusam a Capes de quebra de contrato ao antecipar a prova de certificação. De acordo com ele, a Capes e o CBIE tinham estabelecido a realização de duas avaliações - uma no final do primeiro trimestre e outra no final do segundo trimestre. 'Só foi usada a nota do primeiro e único TOEFL que realizamos, sem termos a chance de mostrar nosso desenvolvimento na língua inglesa', diz. O TOEFL - Test of English as a Foreign Language - avalia o nível de proficiência na língua inglesa.

O paraense é aluno do curso de Farmácia na Universidade Federal do Pará (UFPA) e reclama por ter que voltar ao país sem a fluência em inglês acadêmico e sem ter estagiado na universidade de Toronto. 'Terei que voltar ao Brasil sem ao menos ter pisado em uma sala de aula acadêmica e sem proficiência documentada, já que ainda restam dois níveis de inglês para que eu seja considerado apto a entrar na universidade de Toronto', afirmou. O estudante se disse abalado com o transtorno que a situação está lhe causando.

Além do protesto, os alunos chegaram a entrar em contato com o consulado brasileiro no Canadá, que ficou responsável por intermediar a negociação com a Capes. O consulado também encaminhou um documento ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil relatando a situação do grupo. Entretanto, segundo o estudante, uma semana depois a representação consular informou não ter resposta sobre o caso. Pouco depois, no fim de março, a Capes enviou e-mails aos estudantes com o aviso sobre a volta deles ao Brasil programada para este mês.

A reportagem entrou em contato com a Capes e aguarda posicionamento oficial da coordenação sobre o caso.


Entenda o caso

O grupo de 80 estudantes brasileiros está no Canadá para fazer um curso de inglês e, só depois de comprovada a proficiência na língua, ingressar em estágio na universidade de Toronto. 

Eles foram selecionados para participar do programa Ciência Sem Fronteiras em 2012. Inicialmente o grupo iria para Portugal, mas o país foi excluído do programa pelo fato de o governo federal considerar que lá os estudantes não dominariam uma segunda língua. 

Por isso, mesmo sem a proficiência no inglês os alunos escolheram outro país e viajaram para iniciar o curso. (ORM)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço