Breaking News

Procon orienta consumidores para as compras da Semana Santa


Na hora de ir às compras para a Páscoa, muitas pessoas deixam de verificar se o produto escolhido está dentro do prazo de validade ou se foi armazenado corretamente. Segundo a coordenadora do Órgão, Silvania Melo, a atenção redobrada no momento da compra pode evitar incômodos. O rótulo dos ovos de páscoa devem trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição, já que determinadas doenças impedem aos seus portadores, a ingestão de açúcar ou glúten, por exemplo.

Segundo Silvania Melo, quando os ovos de chocolate contiverem brindes, ou seja, brinquedo que acompanha o respectivo produto, é preciso verificar a faixa etária indicada e, também, se está acompanhado o selo do INMETRO. “Só assim, o consumidor terá o seu direito de informação assegurado de que o brinquedo foi testado, garantindo a sua qualidade e, o mais importante, a segurança das crianças”, analisa.

A Coordenadora destaca também que a embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e qualquer fonte de calor. “Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável”, explica, Silvania melo.

Ao optar por ovos e bombons de fabricação caseira, saibam que os fornecedores desses produtos devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados. 

Silvania Melo, ressalta, ainda, que o consumidor precisa saber que, por ser um produto sazonal, o ovo de chocolate geralmente tem um preço maior quando comparado ao valor de uma barra de chocolate ou uma caixa de bombons.

E não são apenas os ovos de chocolate que os consumidores compram para a páscoa. Os peixes também são bastante procurados e é preciso ter cuidado com esses produtos também. Se eles forem congelados devem estar conservados a temperaturas inferiores a menos 18 graus. O balcão também não pode estar lotado porque compromete a circulação do ar frio e a qualidade do peixe. Para os peixes frescos os cuidados são outros. “O consumidor tem que analisar especificamente o peixe. A textura se está bem firme, se os olhos não estão muito amarelados, para configurar se é um peixe fresco”, informa, Silvania Melo.

Fonte: PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço