Breaking News

Motor desligado, consumo zero: a ZF-EcoLife viabiliza a função start-stop no ônibus urbano

 2016.07.07
 
 
Motor desligado, consumo zero: a ZF-EcoLife viabiliza a função start-stop no ônibus urbano
 
 
  • Recurso exclusivo da transmissão automática ZF-EcoLife convence na prática
  • Função start-stop chega a reduzir até 10% do consumo de combustível no trânsito urbano
 
   
 
Economia de combustível, menos ruídos, mais conforto, alta potência e compatibilidade com uma ampla faixa de torque: foram esses os aspectos que tornaram a transmissão automática EcoLife de 6 marchas um grande sucesso. Mas a ZF Friedrichshafen AG mostra que suas capacidades são muito maiores com a função start-stop que, junto com o motor que desliga automaticamente, chega a diminuir entre 5% e 10% o consumo de combustível nas aplicações urbanas. Atualmente, dois ônibus da montadora holandesa VDL Bus & Coach estão testando a transmissão automática equipada com a funcionalidade start-stop, comprovando seu potencial de economia na prática. A marca irá apresentar a transmissão com a nova função durante o Salão de Veículos Comerciais de Hannover 2016, que será realizado na Alemanha, em setembro.
“Temos muito orgulho de ver que a função start-stop da nossa transmissão EcoLife para ônibus urbanos já está sendo utilizada tão pouco tempo após seu lançamento, há alguns meses – e é ótimo saber que está aumentando ainda mais a rentabilidade dos operadores”, afirma Andreas Moser, responsável pela Unidade de Negócios de Sistemas de Transmissão e Eixos para Ônibus da ZF. Os modelos leves VDL Citea LLE já estão entre os ônibus com o menor consumo de combustível do mercado. “Nosso opcional start-stop está demonstrando em dois veículos de teste que essa vantagem de eficiência pode ser ampliada ainda mais”, completa Moser.
A união faz a força
Os ônibus urbanos frequentemente estão no trânsito do tipo anda e para. Param inúmeras vezes em semáforos vermelhos ou nos congestionamentos, além de parar em muitos pontos. É justamente por isso que o recurso start-stop da transmissão automática ZFEcoLife se revela ideal para ônibus urbanos: a inovação cria um pré-requisito fundamental para desligar automaticamente o motor assim que o veículo fica parado, ou seja, consegue reduzir seu consumo momentâneo de combustível a zero. Em contrapartida, o motor e o sistema de transmissão precisam estar prontos para entrar imediatamente em ação quando o motorista solta o freio e pisa no pedal do acelerador. Além de considerar questões essenciais como os custos no desenvolvimento da tecnologia da transmissão, a ZF levou em consideração os desafios associados à elevada frequência de ativação e rápido preenchimento com grandes volumes de óleo. Isso possibilita o uso ilimitado da função start-stop e paradas mais longas no trânsito urbano. Tudo isso viabilizou a implementação do recurso start-stop na faixa de torque máximo de 1.000 a 1.600 Nm, a mais comum em ônibus urbanos.
Pequenos detalhes com grandes efeitos
Os engenheiros reforçaram o conversor de torque e o lock-up da transmissão. O sistema hidráulico foi adaptado para dar conta dos grandes desafios relacionados às rápidas reações. Todas essas ampliações foram implementadas no atual modelo de série da ZFEcoLife, o que destaca mais uma vez seu enorme potencial e a robustez da estrutura básica da transmissão.
Um dos aspectos decisivos para a função start-stop é que os elementos de mudança de marcha da transmissão sejam novamente preenchidos com óleo assim que o motorista pisar no pedal do acelerador, mesmo depois que o motor estiver “desligado” por um período mais longo – só assim o veículo estará pronto para partir. Para que isso fosse garantido, a ZF não precisou projetar e instalar um acumulador de óleo adicional para aplicação na EcoLife; os engenheiros aproveitaram o compartimento de óleo do retarder primário ZF já integrado na transmissão. 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA DOWNLOAD DA IMAGEM
Foto - ZF EcoLife

Legenda

Para a transmissão automática EcoLife de 6 marchas a ZF oferece uma função start-stop que reduz entre 5% e 10% o consumo de combustível dos ônibus urbanos.
Clique no link abaixo para download dos vídeos do Innovation Truck 2016
http://www.zf.com/corporate/en_de/press/list/release/release_23141.html



São Paulo, 07 de julho de 2016.



Grupo ZF – A ZF é líder mundial em sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. Após a aquisição da TRW Automotive em 15 de maio de 2015, a ZF passou a operar aproximadamente 230 unidades em cerca de 40 países. A previsão é que o Grupo, que conta com aproximadamente 138.000 colaboradores, tenha atingido em 2015 um faturamento entre 29 e 30 bilhões de euros (estimativa). A ZF é um dos três maiores fornecedores mundiais da indústria automobilística.
Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com
 
 

 
 
Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Fone: 11 2941 7568
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço