Breaking News

Viagem marca início da participação do ARF na Copa da Noruega 2016


O nervoso pela primeira viagem de avião não comprometeu a confiança dos 34 jovens do Alunorte Rain Forest. A seleção de futebol composta por estudantes da rede pública de ensino de Barcarena embarcou na noite desta terça-feira, 26, com destino à Oslo, onde vão participar da Copa da Noruega. Os meninos e meninas formam a única delegação paraense a participar da maior competição de futebol infantojuvenil do mundo. O campeonato ocorre de 31 de julho a 7 de agosto no complexo esportivo Ekeberg, na capital norueguesa.

A estreia deles numa viagem internacional é só a primeira de muitas experiências previstas no país europeu. Além de participar do campeonato, os estudantes acompanhados pela Aluna Destaque, Nathália Brito, vão desenvolver atividades de pesquisa num dos países mais desenvolvidos da Europa e com os melhores IDH do mundo.

Esta é a proposta do Educação Pra Gente, programa da Hydro Alunorte que estimula a melhoria da qualidade do ensino de Barcarena por meio da implantação da cultura de paz nas escolas. A iniciativa que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento (SEMED) leva pela 15ª vez uma equipe do município para participar do campeonato mundial.

Na despedida, o sentimento era a saudade da família e a expectativa da participação no campeonato. Missiane da Silva Oliveira, 16 anos, da Escola Estadual Palmira Gabriel e capitã da equipe feminina do ARF, definiu o momento da viagem como um divisor de águas. “Tenho certeza que eu vou trazer de lá uma experiência maravilhosa para a minha vida, pra minha família e minha cidade”, declara a estudante.

Ronald dos Santos, 15 anos, capitão do time masculino, acredita que a equipe paraense está levando uma mensagem importante para o campeonato sobre a realidade da educação na Amazônia. “Vamos mostrar não só o futebol dentro de campo, como também exemplo de comportamento, respeito e integração. Queremos cooperar e mostrar que aqui na nossa terra, apesar das dificuldades, existem bons exemplos. Também queremos ter a oportunidade de falar mais sobre a nossa cultura”, acredita o capitão.

No aeroporto, era possível ver a saudade de quem deixou a família em casa para buscar o sonho de conhecer outro país e trazer a taça inédita para o município paraense. Para o analista de responsabilidade social da Hydro, Edson Maciel, a equipe recebeu o reforço educativo necessário para participar da competição conforme o planejado. “Eles tiveram diversas atividades durante a preparação que destacaram o respeito ao próximo e o fair play, essas mensagens que eles estão levando acima de tudo e que a gente quer que eles mostrem na competição”, afirma.

Competição
A competição inicia no dia 31 de julho, com os primeiros jogos das equipes do ARF. Na primeira etapa, as equipes participam da formação de chaves. O time masculino joga às 14h45 (horário de Brasília) contra o time Vindafdord. A equipe feminina joga às 13h30 (horário de Brasília) contra a equipe de Pors. A formação de chaves segue até o dia 3 de agosto. A partir do dia 4 de agosto, a competição entra na fase eliminatória. A final será no dia 6 de agosto.


Elianna Homobono
Analista | Analyst

Temple Comunicação
Travessa Benjamin Constant, 1416. Nazaré.
66035-060 | Belém-PA
+ 55 91 3205.6500/98122-4373

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço