Breaking News

Inmetro: metrologia auxilia o esporte olímpico


No Brasil, a ciência das medições e aplicações fica a cargo do Instituto
 
21 de Julho de 2016 – Já imaginou o estrago silencioso que poderia causar uma bola da final de futebol fora do padrão de peso e medida? Ou ainda um cronômetro desregulado para marcar o tempo de uma competição de 100 metros rasos do atletismo? E o prato do tiro esportivo com peso ou material irregular? Pois é, estes são alguns detalhes do evento mundial esportivo que precisam de um grande rigor nas medições, para que os resultados de cada modalidade sejam exatos. Diferenças de décimos de segundo podem definir se um atleta foi o vencedor de uma prova ou se um recorde foi batido. A ciência que garante a exatidão das medições e suas aplicações chama-se Metrologia, que no Brasil fica a cargo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Veja abaixo exemplos curiosos de alguns esportes olímpicos.
 
* Futebol
Ensaio para o gol - Em uma partida de futebol a pequena diferença na altura do travessão pode ser decisiva para a marcação de um gol e, consequentemente, para o resultado do jogo. Um campo pequeno, fora das dimensões oficiais, pode favorecer a retranca utilizada pelos times mais fraco. Além das medidas exatas do gramado e das traves de gol, a metrologia também está presente em um item fundamental: a bola!
 

Bola perfeita - Antes de entrar em campo, elas precisam passar por diversos ensaios, chamados de testes em laboratório. Um deles, por exemplo, é o de esfericidade, que permite verificar se a bola é perfeitamente redonda. A bola deve ter uma circunferência entre 68 cm e 70 cm e pesar entre 410 g e 450 g. Essas medidas também são verificadas em ensaios específicos: o de massa e o de circunferência.
* Tiro Esportivo
Precisão em movimento - Uma das categorias do tiro esportivo é o tiro ao prato, onde é preciso acertar alvos em movimento. O prato é lançado, por meio máquinas eletromecânicas, com uma velocidade máxima de 88,5 km/h. O tiro é considerado correto se uma parte do prato for quebrada após ser atingido.
No alvo - Não é qualquer tipo de prato que serve como alvo. Segundo o Inmetro, há um rigor metrológico para a fabricação do modelo, que é construído em cerâmica e deve ter 109,5 mm de diâmetro e pesar entre 95 g e 105 g. Caso não houvesse padronização na confecção dos pratos, o desempenho dos competidores poderia ser afetado e levar a resultados equivocados.
* Atletismo
Largada! - Segundo a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), o som do tiro de largada leva apenas centésimos de segundo para chegar aos ouvidos dos corredores. Para evitar que aqueles mais próximos da pistola largassem primeiro, caixas de som posicionadas atrás de cada atleta emitem o ruído do tiro ao mesmo tempo.
Centésimos de segundo - Além de uma câmera focada na linha de chegada, os resultados são obtidos por meio de cronômetros eletrônicos. De acordo com o Inmetro, para obter um nível de exatidão tão apurado, é necessário que os cronômetros utilizem resolução de 0,01 segundos.
Acertando os ponteiros - Como qualquer instrumento de medição, o cronômetro utilizado nas competições de atletismo precisa passar por um processo de calibração em laboratórios acreditados. Atualmente, para padronização da grandeza tempo é utilizado um relógio atômico: seu padrão de frequência utiliza um átomo de césio estável e mecanismos a laser e vácuo, o que o torna mais exato. No Inmetro, existem três modelos desse tipo.
* Basquete em cadeira de rodas
Feitas para jogar - As medidas das quadras e as regras são idênticas ao basquete convencional. As cadeiras de rodas é que são bem diferentes das usadas no dia a dia: elas podem ter de 3 a 4 rodas. As duas rodas traseiras, em posição diagonal e com até 66 cm de diâmetro, ajudam no equilíbrio dos atletas durante o jogo. Os árbitros checam as cadeiras dos jogadores antes das partidas, para conferir se estão de acordo com as normas da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF).
Leve e resistente - As cadeiras usadas no esporte são leves e resistentes, pois utilizam uma liga metálica específica, chamada de “Alumínio 7075-T6”. Trata-se de uma mistura que tem como base o alumínio com vários outros metais, como o zinco, o magnésio e o cobre. Esta liga é até mesmo utilizada na indústria aeronáutica. Tais cadeiras permitem o deslocamento mais rápido dos atletas na quadra, usando menos esforço.
 
 
In Press Porter Novelli 
Assessoria de Imprensa
 
Rafael Cavalcanti - (21) 3723-8088/ (21) 99922-0667
 
Débora Rolando -  (21) 3723-8127 / (21) 99994-4649

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço