Breaking News

Colégio Dante Alighieri potencializa parque e adota solução hiperconvergente da Nutanix

Colégio fez a substituição de três servidores por um conjunto de servidor com três nós de processamento e storage da Nutanix. Plataforma traz 25 TB de armazenamento, 3 vezes mais capacidade que o anterior.   
      
São Paulo - 26 de Julho de 2016 – O tradicional colégio Dante Alighieri de São Paulo, fundado em 1911, possui quase 5.000 alunos, que vão do maternal ao ensino médio. Com cinco prédios, a instituição traz 153 salas de aulas, todas equipadas com lousas digitais. A tecnologia e a inovação sempre fizeram parte dos dogmas do colégio, e nesse sentido, a instituição de ensino decidiu atualizar sua infraestrutura de processamento e armazenamento. Com o apoio da integradora Mainline Systems do Brasil, subsidiária brasileira da empresa norte-americana Mainline Information Systems, o Dante atualizou seu parque, substituindo três servidores por um servidor com 3 nós de processamento, 25 Terabyte de armazenamento e tecnologia hiperconvergente da Nutanix.
Os 750  alunos do ensino médio utilizam tablet como parte do material didático e os 3.100 alunos do Fundamental I e II utilizam tablet de forma compartilhada com outras salas. Já, a tecnologia da turma da pré-escola fica por conta dos laboratórios com salas de computadores. Toda essa infraestrutura para os alunos mais a área adminstrativa e operacional do Dante Alighieri eram suportadas por seis servidores e um conjunto de storage  com capacidade entre 7 e 8 TB. 
Necessidade
Com o leasing operacional desses equipamentos vencendo em alguns meses, o colégio precisava renovar a estrutura de servidores e storage. Em julho de 2015, a área de TI do colégio foi ao mercado em busca de uma solução no mesmo modelo de leasing operacional. “Inicialmente fomos a procura dos fabricantes que trabalham com soluções tradicionais”, diz Daniel Arndt, coordenador de TI do Colégio Dante Alighieri.   
Os custos do modelo tradicional para renovar os equipamentos do data center estavam elevados e também não atendiam a necessidade de simplificação do  ambiente de TI do Dante Alighieri. 
Solução encontrada
Com este cenário, a integradora Mainline apresentou ao colégio a tecnologia hiperconvergente da Nutanix, que concentra recursos de armazenamento e processamento em um mesmo appliance e é indicado  para  data centers de última geração.  Após várias reuniões e apresentações, o Dante Alighieri optou pela tecnologia da Nutanix e a implementação iniciou-se em março deste ano. “Achamos muito interessante o apoio da Nutanix nesta fase de definição” , comenta o coordenador de TI do Colégio Dante Alighieri. 
Dessa forma, três servidores foram substituídos por um conjunto de servidor, com três nós de processamento e storage da Nutanix, com capacidade de 25 TB, três vezes mais potente que a plataforma anterior - que já estava trabalhando no limite de armazenamento.         
 A implementação foi realizada pela Mainline e equipe da Nutanix no período de oito horas, no modelo tradicional o tempo seria de 2 a 3 dias.  Toda a parte física já está conectada à rede do Colégio Dante Alighieri.  Até o momento já estão em operação os servidores que controlam as catracas de acesso ao campus, serviço de web para os pais dos alunos para consulta de notas, faltas etc.   O hypervisor é da VMware. A migração completa para ambiente novo está sendo feita progressivamente pela equipe de TI do colégio, sendo que o próximo passo será atualizar o banco de dados e o ERP que devem ser finalizados em junho. 
O coordenador da TI do Colégio Dante Alighieri destaca a facilidade no uso da interface da Nutanix, que ele avalia como muito simples, o que trouxe mais dinamismo e agilidade à operação do colégio.  Outros benefícios destacados por Arndt são redução do espaço físico do data center de 12U para 2U, diminuação no consumo de energia e o preço compatíviel com as soluções tradicionais.   
Arndt diz que em dois anos vencerá o leasing da outra metade do data center e a ideia é adotar a solução hiperconvergente da Nutanix.
Sobre a Nutanix
A Nutanix oferece infraestrutura invisível para a próxima geração da computação empresarial, levando as corporações a se concentrarem nas aplicações e serviços que impulsionam seus negócios. A plataforma computacional Xtreme nativa converge computação, virtualização e armazenamento em um uma solução única para oferecer simplicidade ao data center. Com Nutanix, os clientes se beneficiam do desempenho previsível, da escalabilidade linear e da nuvem  no consumo de infraestrutura.  Saiba mais em www.nutanix.com ou siga-nos no Twitter: @nutanix.

Sobre a Mainline
Atendemos mais de 4.000 clientes nos EUA e no Brasil , empregando mais de 500 pessoas. Presentes há 11 anos no Brasil, investimos fortemente em nossos recursos técnicos e  em um grupo central de nossos arquitetos de sistemas - que são credenciados pelo Instituto Arquitecto International Enterprise, Inc., um consórcio de TI neutro focada no avanço da disciplina de arquitetura empresarial. As nossas equipes são capacitadas em uma ampla gama de tecnologias, onde estabelecemos relações de parceria com os principais fabricantes, bem como as tecnologias emergentes mais importantes do mercado. Esta abordagem permite-nos oferecer aos nossos clientes o melhor aconselhamento e solução para os seus negócios.

Capital Informação – Assessoria de Comunicação          
Luciane Bernardi – luciane@capitalinformacao.com.br
Telefone: (11) 3926 9517 / 9518 / 9521

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço