Breaking News

Terminal de grãos irá gerar quase 3 mil empregos, diz secretário


Empresa Ceagro, exportadora de grãos, será instalada na Área Verde. Terminal terá capacidade de exportar 6,8 milhões de toneladas de grãos.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., informou ao G1 que a empresa de agronegócios Ceagro irá instalar um Terminal de Uso Privado (TUP) no bairro Área Verde, em Santarém, oeste do Pará, com previsão de geração de 2,7 mil empregos diretos e indiretos no município.

A intenção é a construção de um terminal com capacidade para exportar 6,8 milhões de toneladas de grãos. A empresa também deve importar fertilizantes.

A empresa trabalha com exportação de soja e milho e adquiriu uma área de 11 hectares no bairro para a instalação do terminal. “Fica, segundo o Plano Diretor, dentro da segunda área portuária do município. No plano diretor temos três áreas portuárias. A empresa deve iniciar a partir de abril ou maio os projetos ambientais e do porto em si”, informou Matias Jr.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura está avaliando maneiras para que os acessos dos caminhões à área da Ceagro tenham o menor impacto possível na zona urbana. “Vai gerar muita arrecadação de impostos municipais, estaduais e federais, vai fortalecer todo um ciclo econômico do nosso município ajudando pequenos, médios e grandes produtores agrícolas”, completou.

Segundo o diretor jurídico da Ceagro, Artur Biral, os estudos ambientais para a instalação do terminal na área vem sendo feitos desde 2011 e a efetivação da obra depende da obtenção das licenças necessárias. "Estamos na fase de colher autorizações e licenças pertinentes, e o início da obra vai depender da obtenção das licenças, pois a empresa prima por respeitar procedimentos”, afirmou.

A Ceagro tem unidades em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Fonte: Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço