Breaking News

Mais de 50 estudantes fizeram fotos para biometria do passe estudantil

Passageiros serão filmados para comparar imagem do cadastro do Setrans 
Passageiros serão filmados para comparar imagem do cadastro do Setrans. Apesar da chuva forte que caiu sobre a cidade na manhã de ontem (31/03) mais de 50 pessoas procuraram a empresa Sigom Vision, responsável pelo cadastramento biométrico facial dos estudantes que utilizam o transporte coletivo em Santarém.

A atualização cadastral objetiva evitar fraudes no uso do passe estudantil que agora equivale a 1/3 da tarifa cheia. Uma portaria da SMT, editada ontem, prorrogou a validade das carteirinhas até o dia 30 de abril.

“No sistema atual, o estudante vai até o Setrans, adquire o crédito equivalente ao passe estudantil, mas a gente não tem como impedir que outra pessoa da casa ou um amigo faça uso desse crédito que deveria ser só para os estudantes. Com o sistema de biometria facial há um controle desse acesso. Pode ser que da primeira vez, a pessoa consiga usar o crédito de outra. Mas, numa segunda tentativa a catraca vai travar porque a fraude será identificada”, esclarece Washington do Vale, presidente do Setrans.

Ainda não foi definido um prazo limite para a atualização cadastral, mas nessa primeira fase de instalação do novo sistema, apenas os estudantes serão cadastrados. O Setrans orienta que os estudantes que utilizam o transporte coletivo façam a captura de imagem para a biometria facial o quanto antes.

Para que os estudantes não aleguem desconhecimento das mudanças que estão sendo implementadas pelo Setrans em complementação à bilhetagem eletrônica, avisos foram afixados dentro dos ônibus informado sobre a atualização cadastral que acontece na Sigom Vision, localizada na Avenida São Sebastião, nº 798, altos, de segunda a quinta-feira das 7h30 às 18h. Às sextas-feiras, o atendimento encerra uma hora mais cedo, ou seja, às 17h.

Na Sigom, os estudantes terão de oito a dez imagens capturadas para registro no sistema de biometria. Nos coletivos urbanos, câmeras serão instaladas acima do leitor de cartão para a identificação de quem estiver utilizando o passe estudantil.

Segundo Washington do Vale, depois de concluída a captura de imagens dos estudantes, os idosos devem passar pela atualização de cadastro.

“Nesse primeiro momento, pode ser que alguns estudantes não gostem de ter que ir até a empresa responsável pela implantação da biometria para a captura de imagens, mas depois, eles vão perceber que eles também se beneficiarão dessa mudança. Por exemplo, se acontecer do estudante perder sua carteirinha, outra pessoa não poderá fazer uso do passe estudantil daquele estudante porque terá de passar pela biometria e não será reconhecida. De modo que, o estudante não perderá os créditos que comprou”, argumenta Washington do Vale.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço