Breaking News

Pacientes reclamam da falta de vagas para exames no Hospital Regional

Hospital Regional
Existe requisição de junho esperando por marcação de exames e a demanda aumenta a cada dia.
Pacientes reclamam da falta de vagas e na demora para conseguir realizar exames médicos nos laboratórios conveniados na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e no Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA). Denúncias dão conta de que dezenas de pacientes estão há vários meses aguardando por um chamado da Semsa ou do HRBA, porém, a lista de espera é considerada grande.

O morador do bairro do Mapiri, Erivelton Alho, afirma que a Secretaria de Saúde não está marcando os exames. “Eu já fui lá e, eles dizem que não tem condições de marcar tão cedo, porque tem gente muito antes, no posto de saúde. Eles também não resolvem, mas nós não estamos exigindo direito de outro, é nosso direito e, eu quero fazer um exame com um médico do Regional, mas não consigo”, relata.

Ele reafirma que está há 15 dias tentando agendar um exame no Hospital Regional, mas a Secretaria de Saúde não faz o agendamento.

Fontes informaram que existe requisição médica do mês de junho esperando por marcação de exames e que a demanda aumenta a cada dia. Exames relacionados ao coração e vista são os mais requisitados.

Diante da tantas reclamações, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Menezes, justifica que atualmente o Município de Santarém passa por um sério problema, que segundo ela, é histórico. “Não é de hoje essa questão da regulação aos acessos dos serviços. Nós já agendamos uma discussão contando com a presença da Central de Regulação no Conselho Municipal, no intuito de debater várias questões, principalmente do agendamento que as Unidades de Saúde estão sobrecarregadas e não conseguem fazer seus agendamentos efetivos”, detalha.

Outro problema que afeta a população é a falta do equipamento de RAIO-X no Hospital Municipal, que não funciona há alguns dias.

Questionada também sobre esse problema, Conceição Menezes informou que o Conselho é conhecedor do caso e que o equipamento sofreu danos devido às oscilações de energia. Enquanto o problema não é resolvido os pacientes continuam aguardando por uma solução urgente no Sistema Único de Saúde (SUS) em Santarém.

MORADORES DO SANTO DENUNCIAM ATRASO NAS OBRAS DO POSTO DE SAÚDE

Moradores do bairro do Santo André, localizado na periferia de Santarém, Oeste do Pará, denunciam o atraso nas obras de construção do Posto de Saúde do local. Após ter sido iniciada a construção do segundo mandato do governo da ex-prefeita Maria do Carmo, a previsão seria de que o Posto de Saúde fosse inaugurado no primeiro semestre deste ano, o que não aconteceu.

Diante da situação, o vereador Paulo Gasolina (DEM), em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal, na manhã de segunda-feira, 21, requereu que, após os trâmites regimentais e a aprovação de seus pares no Plenário, informações sobre ao atraso nas obras do Posto de Saúde do Santo André.

Segundo ele, são inúmeras as solicitações que chegam à Câmara oriundas em relação ao término da construção do posto de Saúde do Bairro Santo André, o qual que teve início em sua obra, no governo passado em parceria do Governo Federal, onde até hoje não se concluiu.

No sentido de responder dentro da legalidade e com informações concretas, de acordo com o vereador Paulo Gasolina, é que decidiu tomar a liberdade de saber diante da Secretária Municipal de Saúde, as indagações acima manifestadas.

“Esperamos e aguardamos a deferência desta conceituada Secretaria, que sempre pautou pela transparência de seus atos e ações. No caso em apreço, as informações servirão para subsidiar e darmos uma resposta aos moradores do referido bairro que até hoje sonham com a finalização e a entrega deste tão sonhado Posto de Saúde”, justifica.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço