Breaking News

Informativos da Prefeitura Municipal de Santarém


PROJETO SEMED NA ESCOLA

Na região de Arapixuna, nos dias 04 e 05 e novembro, serão desenvolvidas atividades esportivas do projeto “SEMED na Escola”, a atividade desenvolvida com o objetivo de resgatar valores, estreitar relacionamentos e estimular um olhar diferenciado para a educação.

No dia 12 de outubro na comunidade de Aninduba foi realizada a final do Projeto SEMED na Escola- 1ª edição Área de Esporte da região do Arapixuna/Rios, envolvendo as escolas Nossa Senhora da Conceição/ Moacá, Nossa Senhora Sant’Ana/Arapixuna, São Sebastião/Carariacá, Osman Bentes/Aninduba, Onésimo P. de Sousa/Guajará e Nossa Senhora Aparecida/Aracy- Lago Grande.

No dia 12, na escola Osmar Bentes na comunidade de Aninduba foi realizada uma grande festa esportiva, reunindo mais de 500 alunos, além de pais e educadores.

FORMAÇÕES CONTINUADAS

A Assessoria de Rios da SEMED realiza nesta sexta-feira, 25, dois importantes eventos das 8 às 12 horas: reunião pedagógica com os professores de 5º ano e 8ª séries (português e matemática) no auditório do IFPA e no Teatro Vitória, com todos os gestores pedagogos.

No dia 29, na Casa da Cultura A Gestão Nota 10/Rede Vencer realiza o 3º Encontro de Formação Continuada para gestores da cidade e escolas do campo, na Casa da Cultura, de 08h às 12h.   

CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE TEM DOIS REPRESENTANTES DE SANTARÉM

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil”, será realizado de 24 a 27 de outubro, em Brasília, a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA). Santarém terá dois representantes. O evento tem como objetivo contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto e o empresário do ramo de reciclagem, Eduardo Xavier Lima, participam como delegados e discutirão as principais propostas de políticas públicas ambientais eleitas na Conferência Estadual para aprovação em Brasília. As discussões destacam temáticas sobre Produção e Consumo Sustentável, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental.

Em âmbito nacional, Santarém representará ainda, seis municípios da Região Tapajós e doze do Baixo Amazonas. “Na etapa nacional, vamos discutir as propostas que foram defendidas em nível estadual, com o objetivo de reforçar as políticas públicas que resolvam os gargalos não só de Santarém, mas da região, de forma que sejam inseridas também as necessidades dos 18 municípios que estamos representando”, disse Podalyro.

SECRETARIAS AVALIAM PERMANÊNCIA DE BARRACAS NO MERCADINHO DA RODAGEM

Nesta, quinta-feira, 24, estiveram no Mercadinho da Rodagem e na Avenida Irurá, no trecho que esta sendo preparado para receber asfalto, o secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, o secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares e o procurador geral do município, José Maria Lima, para avaliar a organização das barracas resultantes de ocupação irregular entre Mercadinho da Rodagem e via.

O objetivo da avaliação é fazer um reordenamento do espaço do mercado, levando em consideração a pavimentação asfáltica da Avenida Irurá. O passo inicial é fazer um levantamento para identificar as barracas que estão sendo ocupadas, limitar o espaço da rua e do Mercadinho, para então tomar providências. Depois da avaliação técnica uma reunião será realizada com os barraqueiros para os procedimentos legais de negociação e desocupação da área, de forma pacífica e ordeira.

SERVIÇOS FACILITAM TRAFEGABILIDADE NA RUA VITÓRIA RÉGIA, NO BAIRRO SANTARENZINHO

Já está concluída a Rua Vitória Régia, localizada no bairro Santarenzinho. Os mil metros da via receberam serviços de melhorias e conservação de terraplenagem, além de  empiçarramento.

O mesmo serviço ainda esta sendo desenvolvido na Rua Jader Barbalho, também no bairro Santarenzinho. As ações fazem parte da programação da Operação Verão.

No bairro Nova República, uma equipe trabalha na limpeza e abertura de canal para facilitar a drenagem de águas puviais, no cruzamento da  Tancredo Neves com Rouxinol. Nesta quinta feira 24, no mesmo bairro seguem os trabalhos de limpeza e conservação nas Ruas 12 e 13.

COOPERATIVA DE CACHOEIRA DO ARUÃ RECEBE APOIO DO GOVERNO E EMATER

Uma comitiva formada por associados da Cooperativa Agroextrativista da Cachoeira do Aruã (COOPARUÃ) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 24, com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), Valdir Matias Jr., e com o representante da EMATER, Emivaldo José. O objetivo do encontro foi para tratar do apoio do município, via IDS/SEMDE em parceria com a Emater na elaboração do projeto para a produção de galinha caipira da Cooperativa.

Segundo a presidente da COOPARUÃ, Maria Edinelza Bentes, com apenas três meses de fundação a Cooperativa recebeu um curso de qualificação ofertada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (SESCOOP-OCEB/PA) via IDS, e esse encontro tem a finalidade de firmar o apoio do município e da Emater quanto a formulação do projeto, o acompanhamento durante o processo para o acesso ao financiamento e a estruturação do empreendimento.

De acordo com o titular da Semde, Valdir Matias Jr., a Emater entra com o apoio técnico e a Prefeitura com o aporte econômico/ financeiro por meio do trabalho dos agentes de microcrédito que devem operar com as linhas de crédito, de acordo com o perfil do empreendimento. "Dessa forma estarão promovendo o fortalecimento das cooperativas no município", ressalta.

Conforme Emivaldo José, a Emater vai elaborar o projeto piloto junto a SEMDE e fazer o assessoramento em todas as etapas para a estruturação da cooperativa.

Ao final do encontro foi agendada uma reunião no Banco da Amazônia (BASA) na manhã desta sexta feira (25), referente à inscrição da cooperativa para o acesso a linha de crédito disponibilizada pelo banco.  

Participaram da reunião a diretora do IDS, Rosemary Fonseca, o chefe de gabinete do IDS, Alberto Silva, o chefe da Divisão de Cooperativismo do IDS, Almerindo Ribeiro, e as duas agentes de microcrédito do CredCidadão, Francisca Camilo e Izaura Viana.

PREFEITURA FAZ PARCERIA COM A COSTA RICA PARA VALORIZAÇÃO DOS JOVENS DO INTERIOR

Secretários do governo ligados à produção, turismo e lazer, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 24, com representantes da Universidade de Nebraska (Costa Rica), com o objetivo de formar parcerias com o governo do país, para a implantação do grupo 4S, que já está presente em 71 países. A proposta do Programa, que já funciona na Costa Rica há 64 anos, está baseada na Saúde, Saber, Sentimento e Serviço. O público alvo é  a juventude rural, para o desenvolvimento de programas positivos em benefício da juventude interiorana. Estiveram presentes na reunião, os secretários: Zuíla Von (Trabalho e Assistência Social), Jaci Barros (chefe de Gabinete), Irene Belo (Turismo), Erasmo Maia (Juventude, Esporte e Lazer), Otávio Macêdo (Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar), a chefe da Divisão de Planejamento Ambiental da SEMMA, Tânia Amazonas e os coordenadores do 4S, da Universidade de Nebraska, Sandro MontSerrat e Bernal Arias.

Santarém e Paragominas, optantes do Programa Municípios Verdes, são os únicos municípios do Pará, beneficiados com o Programa 4S. A valorização do jovem do interior é focada através de projetos que estimulam o associativismo e o empreendedorismo, novos conhecimentos e habilidades, sempre relacionados com a vocação local. Pelo menos duas comunidades serão escolhidas para o início do desenvolvimento do programa: uma na região de planalto e outra na região de várzea ou rios.

A ação e participação dos jovens indicam as atividades que serão desenvolvidas pelo grupo. Paulo MontSerrat, um dos coordenadores do 4S na Costa Rica, que é brasileiro, considera Santarém um município privilegiado por ser escolhido, aliado ao interesse de participar do programa.

O Primeiro passo é a formação do Conselho Municipal de Clubes 4S. O clube dispõe de equipes responsáveis para desenvolver capacitação dos capacitadores, que terão efeito multiplicador: como intercâmbio de experiências dos jovens que vivem em comunidades rurais. O município dará apoio aos projetos e desenvolvimento de ações relacionadas ao meio ambiente. Os êxitos dos jovens envolvidos nas atividades evitam o êxodo rural, que acontece intensamente, pela falta de oportunidade de trabalho e renda da juventude.

O titular da SEMJEL, Erasmo Maia,  entende que esta é uma iniciativa de valorização comunitária dos jovens, relacionada com a atividade rural. “ Nós vemos com isso, um momento diferente, pois no início da década de 70, a maior parte da população vivia no interior e hoje a situação se inverteu, na busca de valorização, sem busca de estudar causa/efeito” avaliou.

O grupo local de trabalho de implantação do Programa deve marcar nos próximos dias as datas previstas para que a equipe 4S, venha a Santarém até o final do mês, para capacitar os capacitadores que serão responsáveis pela evolução do programa. 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço