Breaking News

Santarém precisa de mais mamógrafos para combater o câncer de mama

Apoio ao 'Outubro Rosa' e alerta sobre a prevenção ao câncer de mama.
“Mais mamógrafos para prevenir e assim ajudar no combate ao câncer de mama em Santarém”. As palavras são da vereadora Marcela Tolentino (SDD) que presidiu a sessão especial de hoje da Câmara Municipal que teve como tema o combate e a prevenção ao câncer de mama no município, com destaque para a campanha denominada de ‘Outubro Rosa’.

“É a segunda causa de morte entre as mulheres no Brasil e mata por ano mais de dez mil. A mamografia deve ser estimulada e vamos trabalhar para que mais aparelhos possam ser implantados em Santarém para atender as mulheres. As estatísticas mostram que nos locais onde existe o maior número de mamógrafos a incidência da doença é menor e consequentemente o número de óbitos também”, disse Marcela Tolentino, que também é enfermeira e professora universitária.

Participaram da sessão especial os vereadores Ana Elvira (PT), Ivete Bastos (PT), Dayan Serique (PPS), Rogélio Cebulisk (PSB), Geovani Aguiar (PSC), Paulo Gasolina (DEM), Ronan Liberal Jr. (PMDB), Maurício Correa (PSD), Silvio Neto (PSD), Luiz Alberto (PP), Reginaldo Campos (PSB) e Marcílio Cabral (DEM). Os vereadores ausentes justificaram suas presenças. Alguns estavam representando o legislativo em eventos institucionais.

Médicos, enfermeiras, servidores da Casa, representantes de entidades e a população em geral lotaram a plenária da Câmara Municipal. Participaram da mesa de discussões Herbert Moresch, representando do Hospital Regional Dr. Waldemar Penna; Marcos Fortes, médico oncologista; Conceição Menezes, do Conselho Municipal de Saúde; Edna Assunção, do Conselho da Condição Feminina; e Dinauria Nunes Farias, diretora da Casa de Saúde da Mulher.

A jornalista Leíria Rodrigues que, em 2012, descobriu que possuía a doença deu um testemunho que emocionou a todos. Ela criou grupo “Amigos do Peito” que tem como objetivo ajudar as vítimas que estão em tratamento no município. “O Ministério da Saúde preconiza que a mamografia deve ser obrigatória a partir dos 40 anos, no entanto descobrir a doença com 37 anos e outras mulheres também detectaram a doença antes dos 40 anos. Por isso, acho que é preciso facilitar o acesso ao exame e reduzir essa faixa etária”, disse Leíria.

O diretor do Hospital Regional parabenizou o legislativo municipal pela iniciativa de apoiar a campanha “Outubro Rosa”.

"Quero parabenizar a Câmara por ter abraçado essa causa e hoje ter realizado a abertura oficial da campanha no município. Uma campanha que tem iniciativa do público e do privado [iniciativas] por esta causa nobre. O HRBA, hoje, disponibiliza o tratamento no próprio município. O maior desafio na saúde pública é fazer com que as mulheres acima de 40 anos possam estar realizando o exame de mamografia, que é o exame que faz o diagnóstico precoce e evita que mulheres morram por causa do câncer de mama. Quando a gente faz o diagnóstico precoce do câncer de mama, a possibilidade de cura aumenta. Eu parabenizo a Câmara, a todos os envolvidos”, disse Moresch.

Durante a sessão, houve sorteio de exames de mamografia oferecidos por clínicas particulares. “Fui sorteada, mas vou doar para minha mãe que já tem a idade para fazer”, disse a jornalista Líria Neves, servidora da Câmara.

Projeto de lei

Um projeto de lei apresentado, recentemente, pelo vereador Dayan Serique (PPS), se aprovado pelo executivo, permitirá que a partir dos 40 anos, as trabalhadoras do serviço público do município de Santarém, sejam dispensadas do trabalho, durante um dia no ano, para que elas possam realizar o exame.
Segundo o vereador, o projeto tem o objetivo de prevenir e detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, uma vez que descobertas precoces de cânceres mamários, por meio da mamografia aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço