Breaking News

Butantã na Amazônia realiza oficina com apoio do governo municipal


Artista plástica, escritora e designer Adriana Florence participou do evento que aconteceu em Belterra.

Aconteceu na segunda-feira (21/10), no Auditório da Coordenadoria Municipal de Planejamento-COPLAN, a Oficina “Viajantes Naturalistas pela Amazônia, uma abordagem entre a ciência e a arte” que faz parte da programação do VIII Encontro Butantã Amazônia, que está acontecendo em várias cidades da Região. O Evento coordenado pelo Butantã, com o apoio da Prefeitura de Belterra, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e Assessoria de Comunicação – ASCOM, trouxe para desenvolver a oficina a Artista Plástica, Escritora e Designer Adriana Florence que é a produtora do documentário sobre a viagem dos naturalistas à Amazônia e contou com a presença de profissionais de educação do Município.

Adriana durante a oficina exibiu para os presentes seu filme e conversou sobre sua obra e motivou a todos para trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos apresentados na oficina.Informações adicionais (http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=14&id=130)
Adriana Florence, artista plástica e tataraneta de Hércules Florence participou e percorreu com a equipe mais de 6 mil km do rio, pelo interior do Brasil. Em trinta dias de filmagem, eles percorreram os espaços dos índios Guatós, Apiakas e Mundurukus, de descendentes de escravos no Mato Grosso e o garimpo de Juruema, na Amazônia. “Eu levei uns livros com material iconográfico, um material de desenho feito por outros viajantes sobre aquela população há 200 anos. O que me impressionou foi ver o fascínio dos pajés e dos caciques em volta daqueles desenhos ao verem seus antepassados”. Florence conta que a partir daquelas imagens, essas comunidades se reconheceram e rememoraram práticas já abandonadas. “Quando eles olhavam os desenhos feitos por Taunay, Hércules e outros viajantes que eu levei, eles reconheciam pinturas corporais que têm significados para eles. Nossos índios não perderam a cultura. A cultura é uma coisa mais ampla, é quase um estado de espírito e também uma maneira de viver”.

Adriana Florence conta que alguns lugares estão intocados, como a região do Pará, ao longo do rio Tapajós. Paisagens que foram desenhadas pelos viajantes em 1824 não mudaram, “é possível observar a mesma árvore centenária, o mesmo tipo de vegetação, o mesmo rio”, destaca. No entanto, ela identifica algumas mudanças mais graves, atribuídas ao desenvolvimento, ou ao “pseudodesenvolvimento”, como ela prefere. “Eu percorri o Pantanal inteiro, desde Corumbá até Porto Jofre. A industrialização da pesca, por exemplo, acabou gerando cidades abandonadas, mas que eram cidades importantes no passado”.

GOVERNO BELTERERRENSE ENTREGARÁ 171 TÍTULOS DE TERRA PARA FAMÍLAS EM BELTERRA NESTA QUINTA

Público prestigiou Oficina realizada no auditória da Coordenadoria Municipal de Planejamento
Cento e Setenta e uma famílias da área Central, do Município de Belterra, no Oeste do Pará, serão beneficiadas no próximo dia 24 de outubro (quinta-feira), com a titulação de suas terras. A entrega dos títulos será realizada em Cerimônia que acontecerá na Casa de Shows Recanto Paradise, na Estrada Um, às 15h. Esta ação resgata um compromisso de campanha da Prefeita Dilma Serrão com a população de Belterra.

Com o título de terra, as famílias passam a ter mais facilidade de acesso a políticas públicas estaduais e federais, que contribuirá para que as Comunidades possam se desenvolver ainda mais.

PREFEITURA DE BELTERRA CONTINUA COM A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBIC​A 

Campanha espera vacinar 4.500 cães e 1.000 gatos em todo Município
A Prefeitura de Belterra, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA iniciou na segunda-feira (21/10), a Campanha de Vacinação Antirrábica. O Governo Juntos Queremos Mais montou um cronograma de visitas domiciliares para a busca ativa de cães e gatos para a imunização dos animais contra a raiva.

O trabalho de vacinação que está sendo realizado pela Divisão de Endemias da SEMSA, que no primeiro dia vacinou 262 animais entre cães e gatos, segundo a Coordenadora de Endemias, Francisca Rabelo. A campanha tem a meta de vacinar 4.250 cães e 1.000 gatos, com um total de 5.250 animais. Para um melhor alcance da meta foi montando um posto de vacinação fixo na Divisão de Endemias localizado na Estrada Um, no bairro Jurubeba.

Acompanhe o Cronograma de Vacinação:

23/10 – Bairro Jurubeba
24/10 – Bairro São José (Estrada 08)
Bairro Nossa Senhora das Graças (Estradas 10, 05 e 07)
25/10 – Bairro Santa Luzia (129)
24 a 30/10 – Comunidades do Tapajós (UNIDADE DE SAÚDE ABARÉ I)
28/10 – Bairros Centro
29/10 – Bairros Centro
30/10 – Bairros Centro
31/10 – Bairros Centro
01/10 – Bairros Centro
04/11 – Km 140 e Km 76 (Travessão)
05/11 – Km 135 e Km 72 (Travessão)
06/11 – Km 130 e Km 68 até o Km 43
07/11 – Km 124, São Francisco e Portão
08/11 – Km 115 e Amapá
11/11 – São Jorge (Centro)
12/11 – São Jorge (Centro)
13/11 – São Jorge (Adjacência)
14/11 – Km 101
15/11 – Km 108

CONCURSO GAROTA VERÃO BATE RECORDE DE PÚBLICO E MOVIMENTA ECONOMIA DE BELTERRA

Lindas jovens desfilaram pelo título do Concurso Garota Verão
Domingo (20/10), a Praia do Pindobal, no Município de Belterra, Oeste do Pará, atraiu um grande número de visitantes para a realização do Garota Verão 2013. Evento organizado pelo Produtor Cultural Pedro Emiliano com o apoio da Prefeitura Municipal de Belterra está em sua 19ª edição.

O Evento além de valorizar a beleza da mulher Belterrense também possibilitou o fortalecimento da economia local, pois com a grande movimentação de pessoas no evento possibilitou o aumento das vendas nas barracas, bares e restaurantes, fortalecendo a economia da Vila.

Praia de Pindobal ficou lotada de veranistas que prestigiaram concurso
Outro ponto importante do Evento foi o fomento do Turismo, pois se percebe a movimentação crescente de visitantes no final de semana nas praias do Pindobal. Com o evento o Governo Municipal e a Comunidade tiveram a oportunidade de divulgar a potencialidades turísticas do local, além do apoio aos agentes culturais através das Apresentações Artísticas.

Durante o Evento a Prefeitura de Belterra disponibilizou uma equipe do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN com a fiscalização dos veículos que transitaram pelas vias de acesso ao balneário, bem como orientações para uma melhor segurança dos passageiros. A Secretaria Municipal de Saúde esteve com uma equipe de profissionais do Samu, para atender os casos de Urgência e Emergência e uma equipe na Unidade de Saúde da Vila que está funcionado aos sábados e domingos para avançar nos atendimentos aos turistas que procuram as praias nos finais de semana. A Assessoria de Comunicação elaborou e desenvolveu toda a programação juntamente com o Coordenador do Evento

O Evento contou ainda, com o apoio dos Vereadores da Câmara Municipal de Belterra, empresários, comunitários e Lideranças da Vila Balneária de Pindobal.

Das nove candidatas que pleitearam o título, a que se destacou no julgamento dos jurados foi a jovem Belterrense Paula Cabral.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço