Breaking News

Mundo SENAI ajuda jovens a escolher uma profissão


No período de 17 a 19 de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abrirá as portas de suas unidades em todo o Brasil para receber a comunidade, estudantes, parceiros e empresários. É o Mundo SENAI, que desperta o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e promove a aproximação com a indústria. "É uma oportunidade para os jovens conhecerem as opções de carreira e a importância da educação profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho", diz o diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal.

Santarém está incluída na programação e a unidade local também estará de portas abertas para recepcionar os interessados em conhecer mais sobre as oportunidades oferecidas pelo Senai.

Por meio de diversas opções gratuitas de palestras, mostras tecnológicas, minicursos e orientação profissional, os participantes poderão conhecer a realidade das profissões e, assim, ter mais segurança na escolha da carreira profissional, considerando o cenário da indústria na sua região. Também será uma oportunidade para empresários verem de perto o que o SENAI tem de mais novo em tecnologia nos cursos de qualificação profissional. Além disso, os visitantes poderão aumentar seus conhecimentos e se surpreender com os laboratórios que simulam situações do dia a dia do ambiente de trabalho.

Durante os três dias, as unidades do SENAI devem receber cerca de 400 mil visitantes. No ano passado, durante a quarta edição do evento, as 427 unidades que abriram às portas à comunidade receberam 365 mil pessoas. Neste ano, já estão confirmadas atividades em 403 unidades do SENAI. Entre os serviços oferecidos gratuitamente há palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visitas guiadas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria. “Essa é uma porta de entrada para que a comunidade, principalmente os jovens, conheçam os cursos do SENAI”, destaca Gerson Peres, diretor regional do Senai Pará.

De acordo com Gerson, os visitantes da unidade de Belém terão a oportunidade de participar de minicursos nas áreas automotiva, confecção, panificação e de informática, além de palestras que destacam a importância do planejamento de carreira. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Social da Indústria (SESI) também estarão presentes durante o evento e auxiliarão jovens na escolha da profissão e na orientação sobre a qualidade de vida. “Os minicursos apresentam um pouco do que é trabalhar nas indústrias. Esse é o nosso objetivo, fornecer oportunidades e orientar para que os participantes encontrem uma área de que realmente gostem e na qual queiram se qualificar”, explica Gerson.

Em Barcarena, no nordeste do Pará, o Centro de Educação Profissional oferecerá minicursos voltados à corrosão, soldagem, metrologia, eletricidade, entre outros. Segundo a diretora do Senai Barcarena Lana Cunha, a iniciativa facilitará a escolha de uma profissão. “São pequenas coisas, mas que fazem diferença. Nós queremos que as pessoas saiam daqui aptas a buscar uma qualificação”, explica.

Além de Belém e Barcarena, outros 11 municípios abrirão as portas de suas unidades. Altamira, Bragança, Cametá, Canaã dos Carajás, Castanhal, Juruti, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Santarém e São Miguel do Guamá.

As atividades do Mundo SENAI acontecem de forma simultânea em todo o Brasil, das 8h às 18h, nos dias 17 e 18, e das 8h às 11h30, no dia 19, com exceção de Santarém que realizará o evento no período de 24 a 26 de outubro. Para participar do evento não é preciso fazer inscrição, basta escolher a unidade do SENAI mais próxima e entrar nesse universo de conhecimento.

Quem quiser acompanhar os minicursos que serão oferecidos e toda a programação do Mundo SENAI no estado do Pará, é só acessar o site www.mundosenai.com.br.

Fonte: Ascom/Fiepa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço